A nova política substituirá o sistema anterior de Fair Play Financeiro e introduzirá uma "regra de custos do elenco" que limitará os gastos com salários, transferências e taxas de agentes. O número de 70% será alcançado após um período de transição de três anos, caindo gradualmente de 90%.
Por Redação, com ABr e Reuters - de Londres
Os principais clubes europeus serão limitados a gastar no máximo 70% de suas receitas em seus elencos sob as novas "regulamentações de sustentabilidade financeira" aprovadas pelo comitê executivo da Uefa na quinta-feira.
A nova política substituirá o sistema anterior de Fair Play Financeiro e introduzirá uma "regra de custos do elenco" que limitará os gastos com salários, transferências e taxas de agentes.
O número de 70% será alcançado após um período de transição de três anos, caindo gradualmente de 90%.
Regulamento financeiro da Uefa
– O primeiro regulamento financeiro da Uefa, introduzido em 2010, cumpriu seu objetivo principal – disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, na reunião do comitê executivo da entidade em Nyon. "Ele ajudou a recuperar as finanças do futebol europeu e revolucionou a forma como os clubes de futebol europeus são administrados. Entretanto, a evolução da indústria do futebol, juntamente com os inevitáveis efeitos financeiros da pandemia, mostraram a necessidade de uma reforma por atacado e novas regulamentações de sustentabilidade financeira".
A Uefa acrescentou que os prejuízos aceitáveis duplicarão de 30 milhões de euros em três anos para 60 milhões de euros durante o mesmo período.
A nova regulamentação entrará em vigor em junho de 2022.
Vitória do Liverpool sobre City não garantirá título inglês
O técnico do Liverpool, Jürgen Klopp, disse que vencer o Manchester City neste domingo não significa que o título da Premier League está garantido e que o clube precisa se concentrar em vencer todos os jogos restantes para ser campeão.
A partida em Manchester está sendo considerada por muitos como decisiva para o título, com uma vitória do City dando ao time de Pep Guardiola uma vantagem de quatro pontos a sete jogos do fim, enquanto o Liverpool ultrapassaria seus rivais com uma vitória.
– Se você vencer o City, o que já é difícil o suficiente, acho que ninguém pensaria 'OK, está decidido', por causa da qualidade do adversário – disse Klopp a repórteres.
– Todo mundo sabe da importância do próximo jogo, mas depois deste jogo haverá outros em outras competições e também na Premier League.
O meio-campista do City Kevin de Bruyne disse que ainda há muito o que jogar, independentemente do resultado de domingo.
– Como jogador, você quer ganhar partidas e troféus e, se quiser fazer isso, precisa vencer esses grandes jogos – disse o belga ao site do Manchester City. "Mas se você ganhar, empatar ou perder, ainda há muito o que jogar."