Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

UE aprova ajustes do TikTok para ampliar transparência em anúncios

A Comissão Europeia valida mudanças do TikTok para aumentar a transparência em anúncios, evitando multas e garantindo segurança para usuários jovens.

Sexta, 05 de Dezembro de 2025 às 12:46, por: CdB

Com a validação das concessões, o TikTok terá agora entre dois e 12 meses, dependendo do compromisso específico, para implementar as mudanças.

Por Redação, com Europa Press – de Bruxelas

A Comissão Europeia anunciou nesta sexta-feira que aceita as concessões feitas pela plataforma chinesa TikTok para corrigir a falta de transparência em seu registro de anúncios, mudanças com as quais a empresa tentou evitar uma multa milionária de Bruxelas, que desde maio passado investiga se a opacidade de seu repositório violava a Lei Europeia de Serviços Digitais (DSA).

UE aprova ajustes do TikTok para ampliar transparência em anúncios | TikTok tem alterações validadas por Bruxelas sobre registro de anúncios
TikTok tem alterações validadas por Bruxelas sobre registro de anúncios

– A transparência é essencial para descobrir fraudes, garantir a integridade das informações e manter a segurança de jovens usuários e crianças – disse Henna Virkkunen, vice-presidente de Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia, em um comunicado para informar que seus serviços aceitam os compromissos “robustos”.

Especificamente, a plataforma se compromete a fornecer, em seu repositório de anúncios, o conteúdo completo do anúncio conforme ele aparece nos feeds dos usuários, incluindo os URLs no link fornecido no anúncio.

Anunciantes

Ela também atualizará esse registro com mais rapidez para garantir que as informações estejam disponíveis em 24 horas e informará os critérios de segmentação selecionados pelos anunciantes, juntamente com os dados agregados dos usuários (incluindo sexo, faixa etária e o Estado Membro onde os usuários atingidos estão localizados).

Por fim, a empresa também garantiu a Bruxelas que introduzirá opções e filtros de pesquisa adicionais, permitindo que os usuários encontrem anúncios com mais facilidade.

Com a validação das concessões, o TikTok terá agora entre dois e 12 meses, dependendo do compromisso específico, para implementar as mudanças. O executivo da UE garantiu que monitorará “cuidadosamente” o cumprimento dos compromissos, que são obrigatórios para a plataforma.

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