Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2024

TSMC suspenderá produção de chips avançados de IA para a China

Arquivado em:
Sexta, 08 de Novembro de 2024 às 13:43, por: CdB

A TSMC, maior fabricante de chips do mundo, disse aos clientes chineses que não fabricará mais chips de IA em nós de processos avançados de sete nanômetros ou menores, disse o FT nesta sexta-feira.

Por Redação, com Reuters – de Taipé

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC) notificou empresas chinesas de design de chips que está suspendendo a produção de seus chips de IA mais avançados a partir desta segunda-feira, segundo o Financial Times, citando três pessoas com conhecimento do assunto.

tsmc.jpeg
TSMC suspenderá produção de chips avançados de IA para a China a partir de segunda-feira, diz Financial Times

A TSMC, maior fabricante de chips do mundo, disse aos clientes chineses que não fabricará mais chips de IA em nós de processos avançados de sete nanômetros ou menores, disse o FT nesta sexta-feira.

Os EUA impuseram uma série de medidas com o objetivo de restringir a remessa de chips de GPU avançados, que possibilitam a IA, para a China para limitar suas capacidade de inteligência artificial, que Washington teme que possa ser usada para desenvolver armas biológicas e lançar ataques cibernéticos em grande escala.

No início deste mês, os EUA impuseram uma penalidade de US$ 500 mil à GlobalFoundries, sediada em Nova York, por enviar chips sem autorização a uma afiliada da SMIC, fabricante de chips chinesa que está na lista negra.

Chips avançados de IA

Qualquer fornecimento futuro de chips avançados de IA pela TSMC a clientes chineses estaria sujeito a um processo de aprovação que provavelmente envolveria Washington, de acordo com a reportagem do FT.

“A TSMC não comenta rumores de mercado. A TSMC é uma empresa que cumpre a lei e estamos comprometidos com o cumprimento de todas as regras e regulamentos aplicáveis, incluindo os controles de exportação aplicáveis”, disse a empresa.

O Departamento de Comércio dos EUA não respondeu a um pedido de comentário da agência inglesa de notícias Reuters em um primeiro momento.

A medida para restringir as exportações para a China ocorre em um momento em que o Departamento de Comércio dos EUA está investigando como um chip produzido pela fabricante de chips taiwanesa acabou em um produto fabricado pela Huawei, uma empresa chinesa fortemente sancionada.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo