Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Trump diz que Rússia deve sair da Venezuela

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse durante uma conversa por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que os EUA não ficariam de braços cruzados com as ações da Rússia na Venezuela.

Quarta, 27 de Março de 2019 às 10:40, por: CdB

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse durante uma conversa por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que os EUA não ficariam de braços cruzados com as ações da Rússia na Venezuela.

Por Redação, com Sputnik - de Washington

O preisdente Donald Trump declarou que a 'Rússia deve sair da Venezuela', acrescentando que todas as opções estão sendo avaliadas para alcançar este objetivo.
trump-9.jpg
Preisdente Donald Trump
– A Rússia deve sair – disse Trump a jornalistas durante um encontro com a esposa do líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó. No início da semana, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse durante uma conversa por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que os EUA não ficariam de braços cruzados com as ações da Rússia na Venezuela. Uma fonte diplomática em Caracas disse à agência russa de notícias Sputnik um grupo de militares russos chegou à capital venezuelana de Caracas no sábado para participar de consultas com autoridades do governo do país sobre a cooperação bilateral da indústria de defesa. A fonte acrescentou que não havia "nada de misterioso" porque a visita estava diretamente relacionada aos contratos que haviam sido assinados pelos dois países anos atrás.

Aeronaves militares russas

Os Estados Unidos consideram a chegada de aviões militares russos na Venezuela como uma provocação indesejada e pedem a Moscou que pare de apoiar o governo de Nicolás Maduro, disse o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, aos jornalistas nesta quarta-feira.
– Os Estados Unidos consideram a chegada de aviões militares da Rússia neste fim de semana como uma provocação indesejada – disse Pence. "Apelamos à Rússia hoje para que cesse todo o apoio ao regime de Maduro, fique ao lado de Juan Guaidó, e permaneça com as nações em todo este hemisfério e em todo o mundo até que a liberdade seja restaurada". Um grupo de militares russos chegou à capital venezuelana de Caracas para participar de consultas com autoridades do país sobre cooperação na indústria de defesa, informou uma fonte diplomática em Caracas à Sputnik. Os aviões chegaram no sábado, mas a mídia informou anteriormente que cerca de 99 militares russos chegaram a Caracas a bordo de dois aviões, que também entregaram 35 toneladas de carga.
Edições digital e impressa