O presidente Donald Trump já havia reduzido, na semana passada, as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios
Por Redação, com Reuters – de Washington
O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira, a retirada das tarifas extras de 40% aplicadas a produtos brasileiros. Na decisão, oficializada pela Casa Branca, as mercadorias brasileiras que ingressaram no país a partir de 13 de novembro já estão livres da taxa extra. A lista inclui carnes, café, açaí, coco, castanhas e outros 1.250 produtos, agrícolas e industriais.

O presidente Donald Trump já havia reduzido, na semana passada, as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios – entre eles, café, carne, banana e açaí. A medida beneficiou em parte o Brasil, uma vez que as taxas caíram de 50% para 40% na ocasião. Agora, a tarifa fica zerada para produtos incluídos na nova decisão.
Alíquota
Na decisão, Trump afirma a redução foi determinada após ligação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 6 de outubro, e negociações com o governo brasileiro. “Determinei que determinados produtos agrícolas não estarão sujeitos à alíquota adicional de imposto ad valorem imposta pelo Decreto Executivo 14323”, definiu Trump.
O presidente norte-americano também indica que, caso seja necessário reembolsar tarifas já cobradas, os valores serão devolvidos conforme a legislação vigente e os procedimentos padrão da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.