A declaração chega em meio aos entraves nas negociações para o fim da guerra iniciada pela Rússia em fevereiro de 2022.
Por Redação, com ANSA – de Washington
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar “um pouco decepcionado” com o mandatário da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que não teria lido uma proposta de paz enviada por Washington.

A declaração chega em meio aos entraves nas negociações para o fim da guerra iniciada pela Rússia em fevereiro de 2022, enquanto Kiev e Moscou seguem distantes em temas como garantias de segurança e cessão de territórios.
– Estamos falando com Putin e com as lideranças ucranianas, incluindo Zelensky. Devo dizer que estou um pouco decepcionado que Zelensky ainda não tenha lido a proposta – afirmou Trump na noite do último domingo.
– Acredito que a Rússia esteja de acordo, mas não estou certo de que Zelensky esteja de acordo – acrescentou o mandatário norte-americano.
Já o presidente ucraniano se reuniu nesta segunda-feira, em Londres, com o premiê do Reino Unido, Keir Starmer, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e o presidente da França, Emmanuel Macron, para discutir o plano de paz.
Otan
Em seguida, ele foi recebido pelo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, e pelos presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas, na Bélgica.
Zelensky dará continuidade ao périplo pela Europa nesta terça-feira e se encontrará em Roma com a premiê da Itália, Giorgia Meloni.