As tropas de Honduras que estavam em Najaf, centro-sul do Iraque, iniciaram o retorno a seu país e já estão no Kuwait, informou na última segunda-feira o presidente hondurenho, Ricardo Maduro.
Em declarações a meios de comunicação locais desde o Japão, onde Maduro cumpre uma visita oficial, ele ressaltou que 'é uma satisfação poder anunciar oficialmente ao povo hondurenho que iniciamos a retirada de nossos soldados do Iraque'.
'Uma parte deles já está no Kuwait - disse o governante.
Acrescentou que 160 dos 370 membros que integram o contingente militar estão no Kuwait desde o último domingo.
- O restante da tropa sairá nos próximos dias - disse o presidente, sem precisar data do retorno dos militares 'por motivos de segurança'.
- A principal preocupação é que os membros do Batalhão Expedicionário Xatruch II possam regressar ao país com o bem-estar que todos os hondurenhos desejam - ressaltou Maduro.
Honduras integrou desde agosto de 2003 a Brigada Plus Ultra que, sob o comando da Espanha, cumpriu missões de paz e reconstrução em Najaf.
Um primeiro contingente de 370 homens esteve no Iraque desde agosto de 2003 até fevereiro de 2004, quando foram relevados por um segundo grupo.
A tropa hondurenha deveria retornar ao país em julho, quando terminaria a permissão outorgada pelo Parlamento de Honduras para a missão de paz.
No entanto, Maduro anunciou em 19 de abril a retirada das tropas um dia depois de o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, formalizar a retirada do contingente da Espanha no Iraque.
Nessa ocasião, Maduro disse que ordenou a retirada imediata de suas tropas hondurenhas por considerar 'que cumpriram sua missão'.
Tropas de Honduras no Iraque já retornam ao país
Arquivado em:
Terça, 11 de Maio de 2004 às 01:09, por: CdB