Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Trem-bala chinês alcança seu melhor desempenho em velocidade

O trem-bala chinês CR450 alcança 453 km/h em testes, superando recordes e redefinindo o transporte ferroviário global.

Terça, 21 de Outubro de 2025 às 20:08, por: CdB

Projetado para atingir 450 km/h em testes e operar comercialmente a 400 km/h, o CR450 passou a realizar ensaios de qualificação em uma das principais rotas ferroviárias de alta velocidade da China.

Por Redação, com Xinhua – de Pequim

O novo modelo do trem-bala chinês CR450, o mais rápido do mundo segundo métricas internacionais, alcançou a velocidade de 453 quilômetros por hora durante testes pré-comerciais realizados nesta terça-feira, entre Xangai e Chengdu. O recorde foi assinalado pela publicação científica ‘Science and Technology Daily’.

Trem-bala chinês alcança seu melhor desempenho em velocidade | O trem-bala chinês CR450 é o mais rápido do mundo segundo métricas internacionais
O trem-bala chinês CR450 é o mais rápido do mundo segundo métricas internacionais

Projetado para atingir 450 km/h em testes e operar comercialmente a 400 km/h, o CR450 passou a realizar ensaios de qualificação em uma das principais rotas ferroviárias de alta velocidade da China. O desempenho impressionante reforça a liderança tecnológica do país no setor ferroviário e antecipa uma nova era para o transporte ferroviário global.

Técnicos que integram a construção e manutenção do equipamento atestam que o CR450 é capaz de acelerar de 0 até 350 km/h em apenas 4 minutos e 40 segundos. Em um momento histórico dos testes, dois trens da série se cruzaram a uma velocidade combinada de 896 km/h, estabelecendo um novo recorde mundial para trens operando em sentidos opostos.

 

Evolução

O CR450 é a evolução direta do modelo CR400 Fuxing, atualmente em operação e limitado a 350 km/h. As principais melhorias do novo trem incluem desde o nariz mais longo e aerodinâmico, reduzindo o impacto do ar; o teto 20 centímetros mais baixo, melhorando a estabilidade em alta velocidade; a redução de 50 toneladas no peso total, diminuindo o consumo de energia; e o arrasto aerodinâmico 22% menor em comparação ao modelo anterior.

Essas alterações tornam o trem mais eficiente, estável e silencioso, além de possibilitar velocidades mais altas com menor gasto energético. Antes de entrar oficialmente em operação, o CR450 deverá completar 600 mil quilômetros de testes sem registros de falhas, requisito indispensável para a certificação de segurança e início do transporte de passageiros.

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