Via expressa foi fechada na altura da Vila do João e liberada 10 minutos depois; pista sentido Barra está aberta.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Uma operação emergencial da Polícia Civil no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, provocou intenso tiroteio, fechou a Linha Amarela no sentido Fundão e deixou ao menos uma criança de 10 anos baleada, na manhã desta quarta-feira. A inteligência da instituição apurou que traficantes da Vila do João, dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP) teriam tentado invadir a Nova Holanda, área do Comando Vermelho (CV). A criança atingida foi atendida na Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva e será encaminhada a um hospital da região.

Agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) atuam na comunidade. Os policiais usam helicópteros e blindados. Policiais militares também se dirigem à comunidade para apoiar a ação. Até o momento, não há informações prisões ou apreensões. Moradores também relataram confrontos nas comunidades Vila dos Pinheiros, Salsa e Conjunto Esperança. Quatro unidades de saúde foram fechadas na região.
Vídeos das redes sociais, mostram a movimentação dos agentes na via expressa e a correria de moradores para escapar dos tiros. Uma mulher que está em uma loja de material de construção, pede que outras duas mulheres entrem no estabelecimento. “Sai do carro, vem pra cá! Anda, corre! Corre, corre. Caramba, que doideira, é a segunda vez que isso acontece”, diz.
Nas imagens, motociclistas passam rápido por uma rua e motoristas dão ré para tentar escapar dos disparos. Em outras imagens, um helicóptero da Civil passa pela Vila do João. Outro vídeo mostra os policiais interditando a via expressa. Assista:
Bala perdida atinge UFRJ, que cancela aulas
Alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) filmaram um helicóptero da instituição pousando no campus do Fundão. Uma bala perdida atingiu o prédio do Centro de Ciência Matemática e da Natureza e assustou estudantes e profissionais. A instituição informou que suspendeu as aulas no campus à tarde e à noite.
Interdições na Linha Amarela
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) informou que a Linha Amarela foi totalmente interditada, no sentido Fundão, altura da Vila do João por volta das 11h15, sendo reaberta 12 minutos depois. O tráfego ficou lento no trecho, na altura de Del Castilho e altura da Maré. Por volta de 12h15, policiais fecharam a via expressa novamente.
A pista sentido Barra está aberta e funciona normalmente.
Na Linha Vermelha, os dois sentidos da via estão liberados para os motoristas e apresentam boa movimentação. A recomendação do COR é evitar as vias expressas, incluindo a Avenida Brasil.
Guerra CV x TCP na Maré
A guerra entre o CV e o TCP na Maré dura décadas. O território, composto por 16 comunidades, é dividido entre áreas dominadas por cada facção, especialmente na chamada “Divisa”, onde a disputa transforma ruas em verdadeiros campos de guerra, com circulação restrita, barricadas e intimidação.
Nos últimos meses, a escalada da violência ganhou novos contornos com operações policiais direcionadas a lideranças do TCP. Uma das ações mais recentes resultou na morte do traficante Cria, apontado como “homem de guerra” da facção e responsável por coordenar ataques, fornecer armamento e organizar estratégias de expansão territorial no conjunto de favelas .
A operação provocou impactos imediatos na cidade, incluindo fechamento de vias expressas como a Linha Amarela e trechos da Avenida Brasil, além da interrupção de escolas e unidades de saúde, deixando milhares de moradores sem acesso a serviços essenciais .