Um recurso do TikTok que permite que os usuários adicionem o áudio do vídeo de outra pessoa está sendo utilizado para promover informações falsas sobre vacinas contra covid-19, afirmou um grupo de estudo.
Por Redação, com Reuters - de Londres
Um recurso do TikTok que permite que os usuários adicionem o áudio do vídeo de outra pessoa está sendo utilizado para promover informações falsas sobre vacinas contra covid-19, afirmou um grupo de estudo.Ciaran O'Connor, analista do centro de estudos, vinculou a disseminação de informações falsas que usaram o recurso Sounds do TikTok por mensagens de voz do WhatsApp que se espalharam durante a pandemia.
Vídeos virais
Vídeos virais em que os usuários conseguem criar seus próprios conteúdos retirando trechos de músicas e fala são parte central do TikTok. A empresa afirmou que avalia a violação de regras por vídeos e pode impedir que sejam usados no recurso Sounds por outros usuários.
O áudio de um dos vídeos em que um usuário afirma que o rápido desenvolvimento de vacinas contra covid as tornou inseguras, além de comparações enganosas com outras doenças, já foi usado em mais de 4,5 mil vídeos, afirmou o instituto.
O TikTok afirmou que retirou do ar alguns dos vídeos que usaram o Sounds e tornou o recurso mais difícil para ser localizado em buscas depois de analisar os dados da pesquisa do instituto.