Representante de parentes de vítimas do Hamas declarou que plataforma chinesa considerou o material “muito político”. A campanha, financiada pelas famílias das vítimas, consiste em vídeos dos sequestrados realizando atividades com seus familiares antes do cativeiro e foi aceita por outras plataformas on-line.
Por Redação, com Poder360 - de Pequim
O publicitário que lidera a produção de conteúdos do Fórum de Reféns e Pessoas Desaparecidas de Israel, entidade criada para divulgar informações sobre as pessoas capturadas pelo Hamas no ataque de 7 de outubro, disse que o Tik Tok recusou publicidades pagas de uma campanha que pedia a libertação desses reféns.
Em entrevista ao jornal norte-americano Fox News, Yossi Lubaton declarou que a plataforma chinesa não aceitou o material por considerá-lo “demasiado político”. A campanha, financiada pelas famílias das vítimas, consiste em vídeos dos sequestrados realizando atividades com seus familiares antes do cativeiro e foi aceita por outras plataformas on-line, como Facebook e Instagram.
– Fomos informados que, de acordo com a política deles, não podíamos realizar campanhas pagas porque eram consideradas demasiado políticas ou demasiado gráficas – disse Lubaton. “Eles nos disseram que era uma política rigorosa aplicada ao lado israelense, bem como ao outro lado, e então começamos a colocar a campanha paga no Facebook e no Google”.
Conflito entre o Hamas e Israel
Desde o início do conflito entre o Hamas e Israel, o TikTok tem sido apontado como uma plataforma que favorece a circulação de conteúdos pró-Palestina. Segundo um levantamento do jornal digital Axios, a visibilidade de publicações com a hashtag “#StandwithPalestine” na plataforma é quase 4 vezes maior que a de conteúdos com “#StandwithIsrael”.
Em resposta a essa especulação e à declaração de que recusou a campanha em favor da liberação dos reféns, um porta-voz do TikTok disse à Fox News que essas alegações são falsas e que a plataforma aplica regras iguais a todas as publicidades.
– Essas alegações são falsas e não refletem de forma alguma as políticas do TikTok – disse o porta-voz do TikTok. “Somos claros em nossas políticas de publicidade sobre qual conteúdo pode ser anunciado e aplicamos essas políticas igualmente a todos os anúncios no TikTok”.