Dona do TikTok, a ByteDance não deu maiores explicações para o encerramento do Now até o momento, mas a suspeita é de que a proposta da ferramenta, assim como a do BeReal, perdeu popularidade.
Por Redação, com Canaltech - de Pequim
Usuários do TikTok relatam que estão recebendo uma notificação da plataforma que informa o fim do TikTok Now, uma ferramenta que copiava o BeReal.
Segundo as mensagens compartilhadas nas redes sociais, a ByteDance anuncia que está "atualizando a experiência do TikTok e descontinuando o TikTok Now".
O que era o TikTok Now?
O TikTok Now foi lançado em setembro de 2022 como uma resposta do TikTok para a crescente popularidade do BeReal.
O Now convidava os usuários da rede social a capturar vídeos e fotos usando tanto a câmera frontal quanto a traseira. A proposta era registrar momentos atuais para compartilhar com os seguidores e ver o instante presente de seus amigos.
O recurso enviava notificações diárias para incentivar as pessoas a mostrar, de forma autêntica, o que estavam fazendo no momento. No TikTok Now, era possível enviar vídeos de até 10 segundos.
Por que o TikTok Now foi encerrado?
Dona do TikTok, a ByteDance não deu maiores explicações para o encerramento do Now até o momento, mas a suspeita é de que a proposta da ferramenta, assim como a do BeReal, perdeu popularidade.
De acordo com uma reportagem do The New York Times de abril, o BeReal teve uma redução de 61% em atividade diária entre outubro de 2022 e março de 2023.
Os dados são embasados em um levantamento da Apptopia e indicam uma queda de usuários de 15 milhões para 6 milhões nesse período. O BeReal contestou esses números e afirmou que o app contava com 20 milhões de usuários diários em abril.
Além do TikTok, outras plataformas sociais copiaram o formato do BeReal. O Snapchat lançou um recurso similar em agosto de 2022, enquanto o Instagram testa a ferramenta Candid Stories e até o Telegram prepara algo semelhante em sua nova função de Stories.
Essas tentativas de copiar o BeReal podem ter canibalizado o formato e provocado a redução de interesse dos usuários em mostrar seus momentos "reais e autênticos".