Rio de Janeiro, 19 de Janeiro de 2026

Foguete para missão lunar chega à plataforma de lançamento

O foguete SLS e a nave Orion já estão na plataforma de lançamento para a missão Artemis 2, que levará astronautas à Lua em fevereiro de 2024.

Segunda, 19 de Janeiro de 2026 às 13:28, por: CdB

O foguete SLS, acoplado à nave Orion, foi transportado verticalmente pelos 6,4 quilômetros que separam o edifício de montagem e a rampa de lançamento 39B.

Por Redação, com ANSA – de Washington

A espaçonave que levará astronautas à Lua pela primeira vez em mais de 50 anos já está posicionada na plataforma de lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em vista da decolagem prevista para fevereiro.

Foguete para missão lunar chega à plataforma de lançamento | Deslocamento do foguete SLS demandou 12 horas
Deslocamento do foguete SLS demandou 12 horas

O foguete SLS, acoplado à nave Orion, foi transportado verticalmente pelos 6,4 quilômetros que separam o edifício de montagem e a rampa de lançamento 39B, em uma operação que demandou quase 12 horas.

Os próximos dias serão dedicados a uma longa série de testes, com diversas simulações da sequência de lançamento, inclusive com os astronautas a bordo e com 2,65 milhões de litros de combustível líquido nos tanques do foguete.

Batizada como Artemis 2, a missão durará 10 dias e sobrevoará a Lua com os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da Nasa, e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense.

A tripulação não descerá no solo lunar, porém atingirá um novo recorde na história da exploração espacial: o de voo tripulado mais longe já feito pela humanidade, alcançando um ponto a cerca de 7,5 mil quilômetros do lado oculto da Lua, ou seja, a mais de 400 mil quilômetros da Terra.

Viagem à Lua

A especialista de missão Koch, o piloto Glover e o também especialista Hansen serão, respectivamente, a primeira mulher, o primeiro negro e o primeiro não americano a participar de uma viagem à Lua.

Se não houver problemas significativos nos testes, o lançamento poderá ocorrer a partir de 6 de fevereiro, em uma janela que termina no dia 11 do mesmo mês; se não der certo nessa tentativa, será preciso esperar até 6 de março.

O programa Artemis é fruto de uma parceria da Nasa com Europa, Canadá e Japão para tornar permanente a presença humana na Lua, em vista de futuras viagens ao planeta Marte. A missão Artemis 2 será seguida pela Artemis 3, que fará o primeiro pouso tripulado no satélite desde o fim do programa Apollo, em 1972.

O voo está planejado para 2027.

Edições digital e impressa