Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Temporada das grandes baleias no litoral brasileiro começa mais cedo

Em um recente sobrevoo pela costa catarinense, os pesquisadores avistaram mais baleias na região do que o máximo de ocorrências registradas em setembro do ano passado.

Domingo, 18 de Julho de 2021 às 15:13, por: CdB

Em um recente sobrevoo pela costa catarinense, os pesquisadores avistaram mais baleias na região do que o máximo de ocorrências registradas em setembro do ano passado.

Por Redação, com ABr - de Florianópolis
A temporada das grandes baleias, no litoral brasileiro, começou mais cedo este ano. Maiores cetáceos da Terra, as baleias Franca adiantaram o calendário, segundo observou a diretora do Projeto ProFranca, Karina Groch, e o avistamento dos primeiros exemplares da espécie foi registrado no dia 12 de junho.
baleias-jubarte.jpg
Uma grande baleia jubarte e seu filhote são avistados no litoral de Santa Catarina
— Desde então, o número vem aumentando — disse Karina, a jornalistas. Em um recente sobrevoo pela costa catarinense, os pesquisadores avistaram mais baleias na região do que o máximo de ocorrências registradas em setembro do ano passado. — Isso já é um indicativo de que a gente deve ter uma temporada com número maior de baleias do que no ano passado — estimou a bióloga.

Antártida

Em setembro de 2020, no pico da temporada, foram observadas 42 baleias Franca na costa catarinense e gaúcha, sendo 33 em Santa Catarina. Este ano, nessa mesma área, já foram contabilizadas 36 baleias, com auxílio de drones. Segundo Karina Groch, essa espécie está crescendo a uma taxa de 4,8% ao ano. A baleia Franca ainda é uma espécie ameaçada de extinção. Foi caçada durante quatro séculos e começou recentemente a retornar à costa do Brasil no início da década de 1980. Em 2018, houve um pico de ocorrências, com o recorde registrado de 273 baleias Franca na costa de Santa Catarina. Karina explicou que as flutuações estão relacionadas ao ciclo reprodutivo da espécie, que ocorre a cada três anos, quando as fêmeas vêm para o litoral brasileiro para ter os filhotes. A vinda ao país para o nascimento dos filhotes tem a ver também com a disponibilidade de alimentos na Antártida. — Anos que têm mais alimento, vêm mais baleias para cá; anos que têm menos alimentos, vêm menos baleias para cá, porque elas vêm especificamente para o nascimento dos filhotes — explicou a diretora do ProFranca.

Conservação

As primeiras baleias Franca que chegaram nesta temporada foram duas fêmeas adultas grávidas, já catalogadas pelo programa. Poucos dias depois, uma delas foi avistada com filhote. — É mais uma evidência de que elas chegam aqui grávidas e poucos dias depois o filhote nasce — reparou. A principal área reprodutiva da baleia Franca no Brasil é o litoral centro-sul de Santa Catarina, onde existe uma unidade de conservação federal que protege a principal área de ocorrência da espécie.
Edições digital e impressa