Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Táxis do Rio operarão com bandeira 2 ao longo de dezembro

Durante todo o mês de dezembro, táxis do Rio operarão com a tarifa 2, garantindo maior disponibilidade e conforto aos passageiros.

Quinta, 27 de Novembro de 2025 às 12:34, por: CdB

Tarifa mais alta em todos os horários passa a valer a partir de 1º de dezembro.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) autorizou uma mudança temporária que afeta diretamente passageiros e taxistas do Rio de Janeiro. Por meio da Resolução SMTR nº 3886, publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial, a Prefeitura liberou o uso da tarifa II (bandeira 2)para táxis convencionais em qualquer horário, valendo durante todo o mês de dezembro.

Táxis do Rio operarão com bandeira 2 ao longo de dezembro | Como acontece todos os anos, os táxis vão cobrar a bandeira 2 durante o mês de dezembro
Como acontece todos os anos, os táxis vão cobrar a bandeira 2 durante o mês de dezembro

A medida permite que todos os táxis convencionais do município utilizem a bandeira 2 — normalmente aplicada apenas em horários específicos — de forma contínua, das 6h do dia 1º de dezembro até as 21h de 31 de dezembro de 2025. Ou seja, durante todo esse período, corridas na cidade poderão ser cobradas com base na tarifa mais alta do sistema.

Segundo a resolução, a decisão foi tomada considerando a necessidade de garantir atendimento adequado aos usuários do Serviço de Transporte Individual de Passageiros em Veículos de Aluguel a Taxímetro. A SMTR também citou o Decreto Rio nº 48.072, que define normas para o setor.

Bandeira 2

A autorização tem caráter emergencial e suspende, durante sua vigência, quaisquer disposições contrárias sobre a aplicação da bandeira 2. Não há diferenciação de horário: a regra vale para manhã, tarde, noite e madrugada, impactando deslocamentos em todo o município.

Com a decisão, o fim do ano no Rio terá um cenário diferente para quem depende de táxi. Com maior demanda típica do período — devido a festas, compras, turismo e eventos —, a Prefeitura antecipa que a flexibilização da tarifa ajudará a manter a oferta de veículos disponível nas ruas.

Edições digital e impressa