Pelo menos um carregamento brasileiro de soja retido no oeste do Pacífico está sendo desviado para a Tailândia, em meio às medidas tomadas pelo governo chinês que já levaram à suspensão de 22 empresas de exportarem soja brasileira para esmagadores chineses, disseram exportadores.
As empresas suspensas incluem a Bunge Agribusiness Singapore Pte Ltd, a Glencore Importadora e Exportadora S/A e a Sumitomo Corp do Brasil S.A.
O departamento de quarentena da China suspendeu temporariamente estas empresas de levarem o produto brasileiro à China alegando a presença em alguns carregamentos do agroquímico carboxin, usado para tratar sementes de soja que teriam sido misturadas aos grãos.
- Ao menos um carregamento de soja brasileira, que foi inicialmente vendido à China, está sendo desviado para a Tailândia - disse um exportador.
A esmagadora líder tailandesa, Thai Vegetable Oil (TVO), comprou o carregamento da Louis Dreyfus a preços menores do que os US$ 400 a tonelada, valor pelo qual chineses compraram originalmente.
O Four Coal, com 50 mil toneladas de soja brasileira, deverá atracar em um porto da Tailândia no dia 18 de junho. O produto brasileiro foi oferecido nesta terça-feira a US$ 320 a tonelada para embarque entre junho e julho.