Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

SUS do recife ganha aparelho de radiologia de última geração

Arquivado em:
Segunda, 02 de Maio de 2005 às 07:45, por: CdB

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão beneficiados com um serviço avançado de radiologia intervencionista que possibilita a realização de diagnóstico e tratamento de doenças como aneurisma cerebral, trombose, tumores de fígado, mioma, varicocele e infertilidade feminina.

O equipamento foi doado e representa investimento de R$ 2 milhões. O novo serviço foi inaugurado agora pela manhã, em solenidade no Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip), Marcos Magalhães, representantes do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais de Saúde.

De acordo com o neurologista Calos Abath, a radiologia intervencionista pode ser usada para diagnosticar e curar afecções de todos os órgãos do corpo humano, inclusive do coração.

- O equipamento permite procedimentos terapêuticos que podem substituir cirurgias cardiovasculares complexas - destacou o especialista.

Abath explicou que o equipamento conta com um software capaz de reconstruir a imagem dos vasos sanguíneos em três dimensões, o que é importante sobretudo nos casos de aneurismas cerebrais. O médico disse ainda que existe uma demanda reprimida de pacientes, já que os procedimentos nessas áreas eram feitos quase que, de forma exclusiva, na rede de saúde do sistema privado. Por ser uma técnica menos agressiva, a radiologia intervencionista reduz o tempo de internação, riscos de complicações e possibilita a recuperação mais rápida.

O cirurgião cardíaco da área de pediatria, Raul Arrieta, disse que o aparelho, de última geração, vai ajudar no tratamento de crianças atendidas pelo SUS, que eram transferidas para outros estados para fazer o exame de cateterismo. No serviço de cardiologia pediátrica do Imip são operadas, em média, duas crianças por dia.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo