Um surto de raiva humana deixa em estado de alerta a cidade de Portel, no Pará. A Secretaria de Saúde do Pará encontrou 16 casos suspeitos de raiva na cidade de Portel. Doze pessoas já morreram.
A raiva, depois que se instala no ser humano, é letal. Na maioria das vezes, a doença é transmitida a partir da mordida de cães e gatos.
No Pará, os casos registrados foram provocados pelo ataque de morcegos a moradores da localidade de São Bento, às margens do rio Acuti-Pereira.
De todos os casos, seis sequer chegaram a ter material recolhido para o teste de confirmação da doença. Dois casos já foram confirmados e quatro ainda aguardam os resultados dos exames que estão sendo feitos pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém.
O coordenador geral de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, informa que todas as providências para controlar o surto de raiva já foram tomadas.
Todos os cães e gatos de Portel e cidades vizinhas estão sendo vacinados contra a raiva. Também já receberam vacina as pessoas que disseram já ter sofrido o ataque de morcegos.