Um surfista australiano foi atacado e morto por, possivelmente, dois tubarões na costa australiana . O homem, que tinha por volta de 20 anos, foi atacado enquanto surfava numa área conhecida como "Left-Handers", perto de um dos mais famosos pontos de surf da Austrália, o Margaret River, 200 quilômetros ao sul de Perth.
Muitos tubarões têm sido vistos na costa do Margaret River, mas nenhum nas proximidades do ataque. Left-Handers é uma praia longa, freqüentemente deserta, alinhada com um recife de pedras onde se formam grandes ondas no Oceano Índico.
O primeiro ataque de tubarão na Austrália que se tem informação ocorreu em 1791 e desde então aconteceram 625 ataques nos últimos 200 anos, dos quais 187 fatais, de acordo com o Arquivo de Ataques de Tubarão da Austrália do Taronga Zoo, em Sydney. O último ataque fatal de tubarão em na região foi em 2000, na Cottesloe Beach, na cidade de Perth, quando um tubarão branco atacou um surfista a poucos metros da praia.
A maioria dos ataques de tubarão na Austrália são distantes da costa leste, a mais povoada, mas os mais fatais ocorrem nas águas geladas da costa sul, ponto conhecido de procriação de tubarões brancos. Apesar da reputação da Austrália sobre tubarões, a maioria dos ataques de tubarão acontece na América do Norte, com 63 por cento dos ataques (36) em 2003, e desses 31 na Flórida, segundo o Arquivo Internacional de Tubarões.