A paralisação do ano passado que aconteceu por cerca de três dias, teria ocorrido devido ao furto de cabos e equipamentos de sinalização, o que, de acordo com a empresa, impossibilitou a prestação do serviço com segurança.
Por Redação, com Brasil de Fato - do Rio de Janeiro
A concessionária Supervia foi multada novamente pela suspensão e má qualidade dos serviços oferecidos à população fluminense. Desta vez, por uma paralisação dos serviços ocorrida em agosto do ano passado, no ramal Japeri e na extensão Paracambi. O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon Carioca multou a empresa em R$ 1.362.360 pela suspensão do serviço além da circulação com horários irregulares em outros ramais. A pena foi divulgada no mesmo dia em que a concessionária apresentou nova falha nas operações na estação Gramacho, em Duque de Caxias, que gerou protesto dos passageiros na quarta-feira. A paralisação do ano passado que aconteceu por cerca de três dias, teria ocorrido devido ao furto de cabos e equipamentos de sinalização, o que, de acordo com a empresa, impossibilitou a prestação do serviço com segurança. Em 2021, a Supervia suspendeu mais de 800 viagens. As interrupções no funcionamento causaram danos aos usuários, que relataram dificuldades para embarcar em outros ramais da empresa devido à superlotação em meio à pandemia de covid-19, já que a paralisação ocorreu em horário de pico. De acordo com o Procon Carioca, a empresa já tinha sido notificada para prestar esclarecimentos. Na época, foram requeridas informações sobre dias de interrupção e ramais afetados, causa da interrupção e duração da interrupção. Além disso, a concessionária também precisou responder se há plano de contingência, como ele funciona, e qual o procedimento utilizado para reembolso dos consumidores.