Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Suécia enfrenta escassez de energia após fechamento de usina nuclear 

Arquivado em:
Sexta, 11 de Fevereiro de 2022 às 07:41, por: CdB

O Oskarshamn 3 é a maior usina produtora de eletricidade da Suécia e sua operação foi temporariamente suspensa devido a danos causados pelo combustível. De acordo com a empresa OKG, administradora da usina nuclear, os danos não representam riscos às pessoas ou ao meio ambiente.

Por Redação, com Sputnik - de Estocolmo

A suspensão temporária da usina de Oskarshamn resultará em uma perda de energia considerável, fazendo com que a Suécia dependa das importações e pague preços mais altos pela eletricidade.

suecia.jpeg
Suécia enfrenta escassez de energia após fechamento da maior usina nuclear do país

O Oskarshamn 3 é a maior usina produtora de eletricidade da Suécia e sua operação foi temporariamente suspensa devido a danos causados pelo combustível.

De acordo com a empresa OKG, administradora da usina nuclear, os danos não representam riscos às pessoas ou ao meio ambiente.

– Estimamos que o reator fique inoperacional por nove dias, até o dia 27 de fevereiro – afirmou o gerente de comunicações da OKG à emissora SVT.

A suspensão

O Oskarshamn 3 é o reator nuclear mais poderoso do país, fornecendo 1.450 megawatts desde 2012, sendo mais potente do que os dois reatores desativados juntos.

A suspensão temporária foi descrita como um grande problema para toda a rede elétrica sueca, podendo resultar em uma perda considerável de energia.

Além disso, a capacidade de fornecimento na rede terá que ser reduzida para garantir seu funcionamento em caso de emergência, se algo falhar.

Com isso, o abastecimento passa a depender do clima e do mundo exterior, já que a rede sueca se tornou sensível aos dias frios e sem vento, podendo resultar no aumento dos preços.

O Oskarshamn 3 é um dos seis reatores nucleares da Suécia em operação em três usinas, produzindo até 30% da eletricidade do país.

 
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo