O secretário do Tesouro dos EUA, John Snow, disse que o orçamento, que seu governo apresentará em fevereiro, será disciplinado e diminuirá um déficit que ele definiu como muito alto.
Espera-se que as áreas menos atingidas sejam as de defesa e segurança nacional, mas em entrevista à rede de televisão <i>CNN</i> o secretário do Tesouro não quis descartar cortes em nenhum programa e disse que "tudo está sendo visto".
Snow reconheceu que existe uma relação entre um déficit público alto e a alta das taxas de juros, um princípio econômico que outros altos funcionários do governo negaram no passado.
Essa perda de confiança eleva o custo da dívida, explicou Snow, porque o governo tem de oferecer mais juros aos investidores para que comprem seus bônus.
Nos últimos meses cresceu a preocupação entre alguns analistas de que os estrangeiros percam o interesse por investir nos EUA, dada a queda do dólar.
A desvalorização se deve ao déficit comercial recorde, que chega a 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB), um índice que mostra a dependência do país do capital externo.