O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, vaiado por muitos de seus correligionários no Comitê Central de seu Partido Likud, goza por outro lado da preferência de 77% dos eleitores desse bloco populista de direita, segundo uma sondagem publicada nesta sexta-feira.
A publicação dos resultados da sondagem, realizada pela empresa independente Dajaf, acontece após uma tormentosa reunião no Comitê Central do Likud, que aprovou ontem à noite -contra a vontade de Sharon- um projeto de lei que obriga o Poder Executivo a convocar uma consulta popular em relação à evacuação de Gaza em julho.
Muitos dos 700 entre 3.000 membros do Comitê Central presentes no recinto da assembléia pediram a demissão de Sharon. "Vá para casa", e "Sharon ditador", eram os lemas.
Segundo a sondagem, Sharon, que acaba de completar 77 anos, apesar da atitude dos membros do Comitê Central do Likud, é o favorito dos eleitores do Likud.
Seu principal rival pela liderança do Partido, e para liderar sua lista eleitoral nas eleições parlamentares do 2006, é o ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, atualmente a cargo da bolsa de Finanças, apoiado por apenas 17%.
Sharon ainda tem a preferência dos eleitores
Arquivado em:
Sexta, 04 de Março de 2005 às 02:50, por: CdB