No Aeroporto Santos Dumont e no Terminal Gentileza, o ponto de vacinação funcionará de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.
Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) dá continuidade à mobilização de combate ao sarampo com mais pontos de vacinação (PV) em novos locais estratégicos, com grande circulação de público.

Ao todo, 11 PVs estarão montados na próxima semana nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, Terminal Gentileza, Saara, Central do Brasil, BRT Alvorada e Curral Falso, West Shopping, Calçadão e Rodoviária de Campo Grande e ParkShopping Jacarepaguá.
No Aeroporto Santos Dumont e no Terminal Gentileza, o ponto de vacinação funcionará de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h. A programação seguirá na Central do Brasil, nos dias 1º e 3 de abril, das 8h às 16h, e no Saara no dia 2 de abril, das 9h às 17h. No BRT da Alvorada, Barra da Tijuca, no dia 2, das 8h às 16h. E no BRT Curral Falso, terá vacinação do dia 31 de março a 5 de abril, das 6h às 12h e das 16h às 20h. Já no Aeroporto do Galeão, o PV estará presente nos dias 31 de março a 4 de abril, das 8h às 16h.
No West Shopping, em Campo Grande, o PV ficará disponível somente no dia 1ª de abril, das 10h às 17h, e no calçadão de Campo Grande, no dia 3, das 8h às 16h. O ParkShopping Jacarepaguá também vai ganhar um PV nos dias 3 e 4, das 10h às 16h. A Rodoviária de Campo Grande vai contar com a ação de imunização nos dias 8, 9 e 10 de abril, das 9h às 16h.
– Não temos casos na capital, mas já são três ocorrências recentes no Estado e também estamos vendo uma situação preocupante em outros países. Nós estamos trabalhando muito para que a cidade do Rio de Janeiro continue sem casos de sarampo. Desde a abertura dos pontos de vacinação na semana passada, que são em lugares estratégicos com grande circulação, já foram mais de 3 mil doses aplicadas – explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A mobilização de combate ao sarampo teve início na semana passada, entre os dias 24 e 28 de março, no Terminal Gentileza, no Aeroporto Santos Dumont e na Central do Brasil. Foram aplicadas mais de 3 mil doses em cinco dias de funcionamento dos pontos de vacinação. A expectativa é atingir um público ainda maior com os novos endereços dos pontos de vacinação.
Adultos de 18 a 59 anos que não estejam imunizados, ou quem faz parte da faixa etária de até 29 anos que tenham recebido apenas uma dose, de modo a completar seu esquema vacinal com a segunda dose, podem se imunizar nesses locais. Ao facilitar o acesso à imunização, a ação da SMS tem como propósito prevenir os cariocas e permanecer com o cenário alcançado, em 2023, de nenhum registro de casos de sarampo no município do Rio.
O comissário de bordo Marcos Bonfim, de 44 anos, tomou a vacina do sarampo no Aeroporto do Galeão nesta manhã. Para ele, estar com a caderneta em dia é muito importante.
– Eu tenho contato com muitas pessoas, indo e vindo do Brasil e do mundo. Acaba sendo uma proteção para essas pessoas e para mim. O ideal é que todos se vacinem.
A vacina está disponível para crianças e adultos em todas as 239 unidades de Atenção Primária do município (clínicas da família e centros municipais de saúde), além do Super Centro Carioca de Vacinação, unidades Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h, e Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também funciona todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.
Semana S
Entre os dias 31 de março a 9 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) vai realizar a 10ª “Semana S”, que consiste na busca ativa de casos suspeitos de sarampo. Equipes da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária vão intensificar atividades em unidades de saúde, residências em microáreas definidas e em locais comunitários como creches e escolas. A SMS tem como objetivo documentar a ausência da circulação do vírus do sarampo e eliminação da rubéola na cidade, ambas componentes da vacina Tríplice Viral.
São João de Meriti
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio voltou no sábado ao município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, para imunizar a população contra o sarampo. Uma unidade móvel ficará instalada na Praça da Matriz e um caminhão itinerante percorrerá a cidade para aplicar as vacinas.
Desde a confirmação de dois casos da doença infecciosa no município, em 14 de março último, a secretaria tem atuado para reduzir o risco de transmissão. A ação de imunização está sendo feita das 8h às 17h.
Jardim Sumaré
Equipes de Vigilância, Atenção Primária à Saúde e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Estado vão percorrer também mais um perímetro da cidade. Desta vez, irão de porta em porta no bairro Jardim Sumaré para promover uma busca ativa de casos suspeitos de sarampo.
– Nós temos aumentado os esforços para formar uma barreira contra o sarampo no estado. E precisamos, mais uma vez, da ajuda da população de São João de Meriti. A vacina é a nossa maior aliada no combate a essa e várias outras doenças. Por isso, é primordial verificar a caderneta de vacinação para saber se está imunizado – explica a secretária de Saúde do Estado, Claudia Mello.
A prioridade da busca ativa e da vacinação é o público de 9 meses a 59 anos de idade que não esteja vacinado. A dose zero será aplicada, se houver necessidade, para crianças de 9 a 11 meses.
Casos confirmados
No dia 14 de março, a Secretaria de Estado de Saúde recebeu a confirmação de dois casos de sarampo em São João de Meriti. Duas crianças da mesma família, menores de um ano de idade, receberam atendimento médico e passam bem. O sarampo já foi erradicado no país, mas casos pontuais da doença podem ser registrados.
Desde a notificação, o governo fluminense somou forças ao município e ao governo federal para investigar a transmissão do vírus e formar uma barreira de contenção.