O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), do Ministério da Saúde, deve chegar a 100 milhões de pessoas até o final do ano, já que 68 novas centrais de atendimento deverão ser implementadas nesse prazo.
A informação foi divulgada nesta semana pela coordenadora do programa, Irani Ribeiro de Moura.
Atualmente, existem 74 centrais que atendem a 307 municípios e 68 milhões de habitantes. Em novembro, esse número deve subir para 109 centrais, alcançando 86 milhões de pessoas. Em dezembro, serão 142, atendendo a diversos municípios.
- A população está tendo um grande ganho com a implantação do Samu. Qual o cenário na maioria do país hoje? O paciente vai a um hospital, espera duas a três horas para ser atendido e, às vezes, não é o melhor local para o seu atendimento. Mas agora, com o Samu, ele tem um número de telefone gratuito, que pode acionar do próprio local onde tenha ocorrido o acidente, e imediatamente tem acesso 24 horas a um médico - explicou Irani.
A central de atendimento do Samu concentra ambulâncias e equipes de emergência médica prontas para atuar em casos de urgência. Para usar o serviço, basta ligar para o número 192.