Mais duas passarelas estão sendo construídas em São Gonçalo, uma no bairro de Engenho do Roçado e outra no Rio do Ouro, para permitir aos pedestres a travessia com segurança da RJ-106, cujo fluxo de carros aumentou bastante com a duplicação. A obra, para a qual foi liberado R$ 1,3 milhão, começou há alguns dias e deve ficar pronta em novembro.
Os moradores estão satisfeitos com o projeto. Com a duplicação da rodovia, cujas obras serão inauguradas oficialmente, nesta sexta-feira, às 20h, pela governadora Rosinha Matheus, a dificuldade para atravessar as pistas é grande nos dois lugares da cidade.
- A passarela vai ser muito importante para a segurança dos nossos estudantes - afirmou Maria Aparecida de Castro Rezende, diretora-adjunta do Ciep Brizolão 126, que fica na altura do quilômetro 6,5 da RJ-106, em Rio do Ouro.
Elogios também do porteiro da escola, Jorge Viana, que aplaudiu o início das obras.
- Estou muito feliz porque logo, logo nossos alunos não correrão mais perigo - comentou.
A nova passarela está sendo construída bem em frente ao Ciep e beneficiará os 1.600 alunos matriculados nos três turnos da escola. Mas, não apenas os estudantes se beneficiarão da passarela. Os comerciantes e clientes à beira da estrada também estão satisfeitos.
Em Engenho do Roçado, o mesmo acontece com as obras da passarela que o DER está fazendo.
- Não vejo a hora desta obra ficar pronta. Meus filhos estudam do outro lado da estrada e com a passarela eles poderão atravessar as pistas com segurança. Vou ficar mais tranqüila - comemorou Ialdenira Nascimento Silva da Conceição.
O mesmo pensa o técnico de uma oficina mecânica bem em frente do local onde será instalada a passarela. Hélio de Mattos disse que a passarela é necessária devido ao aumento significativo do fluxo de veículos atualmente.
A escolha dos locais foi resultado de um estudo técnico realizado pelos engenheiros de trânsito do DER (Departamento de Estrdas de Rodagem). No local das construções, transitam diariamente uma grande quantidade de pessoas, especialmente crianças. Para a realização dos serviços, estão sendo gerados cerca de 50 empregos diretos e indiretos para a região.
O DER está construindo também três passarelas na RJ-104 no valor de R$ 1,4 milhão. Elas ficarão localizadas próximas às entradas dos bairros Maria Paula, Tribobó e Colubandê. Atualmente, cerca de 65 homens trabalham na construção das novas passarelas que, segundo o cronograma estabelecido pelo DER, estão programadas para serem concluídas em meados de novembro.