Depois de passar pelas ilhas Florida Keys, o furacão Rita ganhou força nesta quarta-feira e dirige-se agora para o golfo do México, em uma direção que pode levá-lo ao Texas e provocar mais chuvas na Louisiana, devastada pelo furacão Katrina.
O Rita tornou-se um furacão da categoria 4 (em uma escala que vai até 5), segundo o Centro Nacional de Furacões que alertara que ele ainda pode chegar a esta categoria nesta quarta - a mesma classificação do Katrina. Ao se encaminhar para o Golfo, o furacão tinha ventos que se aproximavam de 193 km/h.
A mais provável trajetória do Rita é que passe pelo Texas até o final da semana, aumentando temores de que a tempestade possa causar mais chuvas na inundada Nova Orleans e que ameace a recuperação das instalações petrolíferas na região do Golfo.
Com a proximidade do Rita, a Louisiana declarou estado de emergência. Em Nova Orleans, o prefeito Ray Nagin disse que ônibus lotados já retiraram pessoas da cidade e que 500 outros ônibus estão prontos para ser utilizados.
-Aprendemos lições muito duras - disse.
O centro do Rita está 281 km oeste de Key West. O furacão se encaminha para o oeste com velocidade de 22 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões.