Rio de Janeiro, 05 de Maio de 2025

Rio: último dia de desfiles fecha o Grupo Especial com muita emoção

Na última noite de desfiles da Série Prata, na Intendente Magalhães, o maior carnaval popular da cidade, mais 10 escolas se apresentaram e deixaram a disputa pela  vaga na Sapucaí ainda mais acirrada.

Quarta, 05 de Março de 2025 às 14:49, por: CdB

Na última noite de desfiles da Série Prata, na Intendente Magalhães, o maior carnaval popular da cidade, mais 10 escolas se apresentaram e deixaram a disputa pela  vaga na Sapucaí ainda mais acirrada.

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro

Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio e Portela fecharam os três dias de desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí

carnavalrio.jpeg
Paraíso do Tuiuti

A Mocidade propôs uma viagem no tempo para refletir sobre o futuro da humanidade, a Tuiuti contou a história de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil. A escola teve que acelerar o desfile e saiu da avenida aos pontuais 80 minutos. O abre-alas teve problemas para manobrar na entrada da Sapucaí, causando um grande prejuízo na evolução e harmonia, com muitos buracos.

A Grande Rio falou sobre a cultura paraense para contar uma história de encanto e fé, marcado pela despedida da sua rainha de bateria Paolla Oliveira. A Portela fechou a noite homenageando e emocionando com um dos maiores artistas da música brasileira, o cantor Milton Nascimento. No desfile, uma procissão parte do subúrbio carioca, Oswaldo Cruz, onde a escola nasceu em direção a Três Pontas (MG), onde o compositor foi criado. Para finalizar a noite na Sapucaí, teve Moacyr Luz e Samba do Trabalhador.

Continue lendo

Na última noite de desfiles da Série Prata, na Intendente Magalhães, o maior carnaval popular da cidade, mais 10 escolas se apresentaram e deixaram a disputa pela  vaga na Sapucaí ainda mais acirrada.

No Terreirão do Samba, a terça-feira de Carnaval foi embalada com os shows do Dilsinho, Suel, Pagode do Adame, Matheus Santos e DJ da FM O Dia, levando muito samba e pagode para o público.

Além dos palcos oficiais da folia, a festa dos blocos, que já estão colorindo as ruas desde as semanas de pré-Carnaval, segue a pleno vapor, tomando conta da cidade. Foram 54 blocos nesta terça-feira. 

A terça-feira de carnaval teve como destaque o Fervo da Lud, megabloco da cantora Ludmilla, que arrastou 750 mil pessoas pela Primeiro de Março. Além disso, a Orquestra Voadora agitou o Aterro do Flamengo, o Clube do Samba com Diogo Nogueira levou muita música e alegria para a orla de Copacabana e o tradicional, Vagalume, O Verde, fez a festa no Jardim Botânico. 

São 243 blocos até esta quarta-feira de Cinzas. E outros 38 no final de semana após o carnaval.

No Centro, o tradicional baile da Cinelândia e o cortejo dos blocos de embalo e de enredo completam a programação. Então é hora de escolher o seu festejo, vestir a melhor fantasia e aproveitar a folia! 

Ordem Pública e Guarda Municipal

Na última noite de desfiles na Sapucaí, agentes da GM aplicam 135 multas por estacionamento irregular

Dois suspeitos de furto foram detidos durante desfile de bloco na Praça Tiradentes

Na terça-feira, a Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizaram ações de ordenamento, fiscalização e controle de trânsito em toda a cidade, com foco nas Zonas Sul e Central, regiões que concentram o maior número de blocos de rua, além do Sambódromo, para garantir o cumprimento das normas durante os desfiles das escolas de samba. 

Durante as operações, agentes da SEOP apreenderam centenas de produtos irregulares, como bebidas diversas e garrafas de vidro, cuja venda é proibida por questões de segurança, cigarros eletrônicos, grandes estruturas e perfurocortantes.

Nas fiscalizações de trânsito foram aplicadas 144 autuações, além de 39 remoções e 135 multas por estacionamento irregular.

Nas fiscalizações de táxis, os agentes aplicaram 106 multas por infrações diversas e lacrou um veículo por cobrança irregular “no tiro”.

Ocorrências Guarda Municipal

Durante patrulhamento preventivo da GM-Rio no desfile do bloco Enxota que eu Vou,  na Praça Tiradentes, na terça-feira, guardas dos Grupamentos Tático Móvel (GTM) e de Operações Especiais (GOE) conduziram dois suspeitos de furto para delegacia após denúncia de uma foliã, que foi vítima do crime. 

Os suspeitos estavam em grupo de cerca de 20 pessoas, que reagiram à abordagem dos guardas lançando pedras e utilizando barras de ferro. Os agentes usaram instrumentos de menor potencial ofensivo para conter o tumulto e conduziram os suspeitos para a 5ª DP (Centro). Com eles, foram apreendidos dois aparelhos celulares e R$100,00.

Mais tarde, guardas municipais da Ronda Maria da Penha detiveram uma mulher no Sambódromo, por estar mordendo pessoas em um camarote no setor cinco. A equipe foi acionada por um segurança no local. A mulher apresentava sinais de embriaguez e resistiu muito à abordagem, tentando inclusive morder os próprios GMs. Neste momento, a ocorrência segue em registro na DP. 

Essa foi a terceira prisão feita pelas equipes da Ronda Maria da Penha da GM-Rio no Sambódromo. Os demais casos foram de flagrantes de violência contra a mulher, na sexta e na segunda-feira. 

As equipes da Ronda Maria da Penha estão atuando tanto no Sambódromo quanto nos desfiles dos grandes blocos para coibir flagrantes de violência contra a mulher e também para conscientizar e prevenir esse tipo de violência durante a folia.

Balanço parcial do carnaval 

Ao longo do carnaval foram apreendidos mais de dois mil itens irregulares, incluindo bebidas diversas e garrafas de vidro, cuja venda é proibida por questões de segurança. Além disso, foram retidos objetos e estruturas, como carrinhos de carga e um triciclo. Duas credenciais e coletes de ambulantes foram apreendidos por estarem sendo usados indevidamente por terceiros não autorizados.

Fiscalização de trânsito

Entre sexta e terça-feira, agentes da SEOP e da GM-Rio aplicaram cerca de 1,8 mil multas por infrações diversas. Na fiscalização estacionamento irregular foram realizadas 272 remoções e 826 autuações.

MetrôRio

Em cinco dias de folia, MetrôRio registra 3 milhões de embarques

Com sistema funcionando 24 horas, sábado foi o dia com maior número de passageiros.

O MetrôRio registrou cerca de 3 milhões de embarques de passageiros durante os cinco dias de operação especial de carnaval, com funcionamento 24 horas do sistema. Entre sexta e terça-feira, as estações de maior movimento durante a folia foram a Carioca/Centro (222 mil embarques), Central do Brasil/Centro (206 mil embarques), Botafogo (188 mil embarques), General Osório/Ipanema (171 mil embarques) e Pavuna (159 mil embarques). Já o dia de maior movimentação de passageiros foi o sábado, com mais de 653 mil embarques em todo o sistema metroviário.     

O pagamento por método NFC (Near Field Communication), por sua vez, teve registro de 730 mil embarques durante todo o período de folia. O número de uso da tecnologia por aproximação, representa 26% dos passageiros pagantes, superando o registro de pagamento com cartão unitário (13%). O recorde de pagamento por aproximação este ano foi no domingo, com 191 mil embarques realizados.

Neste fim de semana, o MetrôRio volta a funcionar em esquema especial para atender aos clientes que vão assistir ou participar do Desfile das Campeãs na Sapucaí. O serviço metroviário retoma a operação 24 horas a partir das 5h deste sábado até 23h de domingo .

Postos da SMS 

Na terceira e última noite de desfiles do Grupo Especial, das 19h do dia 4 até as 6h do dia 5 de março, os seis postos médicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no sambódromo atenderam 545 pessoas. Trinta e quatro pacientes precisaram de cuidados mais complexos e foram transferidos para os hospitais municipais Souza Aguiar e Miguel Couto e para os Centros de Emergência Regional do Centro e do Leblon. 

No total das cinco noites de desfiles (incluindo duas da Série Ouro), a SMS registrou 2.135 atendimentos e 145 remoções. A maior parte dos pacientes apresentava traumas por quedas, contusões, cortes, entorses, intoxicação exógena por bebida alcoólica em excesso, mal-estar e pico de pressão devido ao esforço do desfile, descompensação de alguma doença crônica pré-existente.

No sambódromo, a estrutura especial da SMS disponibilizou durante os cindo dias de desfiles 32 leitos, sendo sete de suporte avançado, e 12 poltronas de hidratação, distribuídos entre os seis postos. Foram 200 profissionais e 16 ambulâncias com suporte avançado (UTI móvel). Os postos voltam a funcionar na próxima sexta-feira, para apresentação das escolas mirins, e no sábado, para o desfile das campeãs. 

A SMS tem expertise de mais de três décadas no atendimento a grandes eventos e a ocorrências com múltiplas vítimas. A rede hospitalar é preparada para dar suporte à estrutura montada no sambódromo. As unidades de urgência e emergência recebem reforço nos plantões para receber pacientes dos postos pré-hospitalares quando preciso. 

Vigilância em saúde

Com o objetivo de detectar possíveis eventos de relevância para saúde pública, a  Superintendência de Vigilância em Saúde segue atuando no sambódromo com uma equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Rio) monitorando os atendimentos nos postos médicos. Nos cinco dias de desfiles, foram identificadas 141 ocorrências de notificação compulsória, porém sem registro de doenças ou agravos de interesse epidemiológico.

Ações da Vigilância Sanitária

As equipes do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) fizeram, na noite de terça-feira, 53 visitas a serviços de alimentação, postos de atendimento médico, ambulâncias, estandes e instalações no Sambódromo. Vinte e uma amostras de alimentos foram coletadas para análise pelo Laboratório Municipal de Saúde Pública (LASP) na terceira noite de desfiles do Grupo Especial.

Comlurb

A última noite de blocos gerou 93,3 toneladas removidas das ruas.

A terceira noite dos desfiles das grandes escolas de samba do Carnaval Carioca, na terça-feira no Sambódromo, gerou 75 toneladas de resíduos, com 47,3 toneladas na área interna, sendo 7,8 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. Na parte externa e no entorno, foram recolhidas 19,8 toneladas de lixo. A limpeza da Passarela do Samba é finalizada com a lavagem, que com essência de lavanda dá um toque especial no serviço.

Já os blocos de rua que saíram na terça-feira somaram 85,3 toneladas de resíduos, com destaque para o bloco Vagalume O Verde, que gerou 10 toneladas, o bloco Banda de Ipanema, com 6,4 toneladas, e o bloco Fervo da Lud, com 6,3 toneladas. 

Os desfiles na Intendente Magalhães e na Avenida Chile e os bailes populares nos bairros geraram 98,4 toneladas de resíduos ao longo da terça-feira. 

A Comlurb mobilizou cerca de 8,5 mil garis durante o Carnaval, trabalhando em todos os pontos de festa, como o Sambódromo, blocos de rua, Intendente Magalhães e bailes populares. A limpeza está sendo realizada com mais de 200 veículos motorizados e com a disponibilização de aproximadamente 12,5 mil contêineres de 240 litros e de grande capacidade, com 1,2 mil litros, para que os foliões possam descartar corretamente seus resíduos.

A megaoperação de limpeza da Comlurb acontece antes, durante e após os desfiles das escolas de samba e blocos, abrangendo as vias principais e ruas adjacentes, com serviços de varrição mecanizada, lavagem, esvaziamento de papeleiras e contêineres, além da remoção de resíduos. Para garantir a limpeza dos ambientes, a Companhia contou com 20 mil litros de sabão e 5 mil litros de essência de eucalipto, mais que o dobro da quantidade utilizada no ano passado. Esses produtos são aplicados após a limpeza hidráulica e nos pulverizadores, especialmente nas áreas de banheiros químicos, proporcionando um ambiente mais agradável para os foliões.

A Comlurb também realiza a limpeza dos dois postos médicos instalados nas áreas de desfile dos megablocos, no Centro, e dos quatro postos médicos do Sambódromo. Cada posto de saúde conta com dois garis dedicados à limpeza.

 

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo