O Rio de Janeiro vai sediar pelo segundo ano consecutivo, nos dias 8 e 9 de setembro, a maior feira de produtos orgânicos do mundo, a Biofach. A governadora Rosinha Garotinho recebeu no Palácio Guanabara a alemã Esther Craus, presidente do evento.
A governadora salientou que o Rio de Janeiro é o primeiro estado do país a praticar uma política de incentivo à agricultura sem o uso de agrotóxicos, com o Programa Cultivar Orgânico. Ele oferece aos agricultores uma linha de crédito específica com juros de 2% ao ano e 60 meses para o pagamento.
Esther Craus disse que, entre os países da América Latina, o Brasil foi o que mais avançou nas ações voltadas para o cultivo e a comercialização dos produtos orgânicos, o que deve baixar os custos da produção e, conseqüentemente, os preços ao consumidor. Ela salientou, no entanto, que o produtor ainda encontra dificuldades para distribuir a produção. Segundo ela, a falta de informação sobre o que é um produto orgânico também dificulta as vendas.
A Biofach tem como objetivo apoiar os mercados em desenvolvimento, oferecendo informações técnicas, científicas e de gerenciamento para o setor orgânico na América Latina.
Na edição do ano passado, a feira superou as expectativas dos organizadores, atraindo mais de mil participantes.