Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Ressaca fecha Ciclovia Tim Maia e afeta trânsito no Rio

Ciclovia Tim Maia é interditada devido à forte ressaca no Rio. Prefeitura monitora a orla e registra chuvas que causam alagamentos e quedas de postes.

Domingo, 19 de Outubro de 2025 às 12:35, por: CdB

Prefeitura monitora orla; chuvas provocam bolsões d’água e quedas de postes em vários bairros.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A Ciclovia Tim Maia, que liga São Conrado ao Leblon, na Zona Sul do Rio, foi interditada na manhã deste domingo devido à forte ressaca que atinge o litoral carioca desde a noite de sábado. Segundo a prefeitura do Rio, equipes foram acionadas para monitorar a região e garantir a segurança de pedestres e ciclistas.

Ressaca fecha Ciclovia Tim Maia e afeta trânsito no Rio | Ciclovia Tim Maia, interditada neste domingo
Ciclovia Tim Maia, interditada neste domingo

O Centro de Operações Rio (COR) informou que a interdição é temporária e que o mar deve permanecer agitado até as 21h desta segunda-feira. Imagens feitas ao longo da orla mostram ondas avançando próximas à ciclovia, que já foi cenário de deslizamentos e desabamentos em ressacas anteriores. As autoridades orientam moradores e visitantes a evitarem a área e redobrarem a atenção em trechos próximos ao mar.

Durante a madrugada, o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura (COR-Rio) registrou chuvas fortes e moderadas em diversos pontos da cidade. De acordo com o Sistema Alerta Rio, os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram nas estações do Alto da Boa Vista (65,0 mm), Grota Funda (54,8 mm) e Barra/Riocentro (49,6 mm).

Ocorrências relacionadas à chuva

Até as 10h15 deste domingo, foram registrados bolsões d’água em várias vias, entre elas: Estrada do Galeão (Ilha do Governador), Avenida Brasil (Santa Cruz e Manguinhos), Avenida Ayrton Senna (Gardênia Azul), Avenida de Santa Cruz (Realengo), Avenida Borges de Medeiros (Lagoa), Avenida Rei Pelé (Maracanã), Avenida Padre Leonel Franca (Gávea) e Avenida Presidente Vargas (Centro).

Também houve queda de postes no Alto da Boa Vista, nas estradas da Pedra Bonita, Dona Castorina e de Furnas, além da Estrada das Canoas, em São Conrado. Técnicos da prefeitura e concessionárias trabalham para restabelecer as condições de segurança e mobilidade.

A recomendação é que os motoristas evitem áreas alagadas, reduzam a velocidade e acompanhem as atualizações em tempo real pelos canais oficiais do COR-Rio.

Edições digital e impressa