Mahmud Abas (Abu Mazen) afirmou neste domingo, em Ramalá, que sua decisão de deixar o cargo de primeiro-ministro palestino é definitiva, informou a rádio pública israelense. Abu Mazen apresentou neste sábado sua renúncia ao presidente palestino, Yasser Arafat. A demissão do premier está sendo estudada neste domingo pelo Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e pelo Conselho Central do Fatah.
Funcionários palestinos disseram que Arafat pode pedir a Abu Mazen que permaneça no cargo. O deputado palestino encarregado das negociações com Israel, Saeb Erekat, disse que é possível que o presidente peça a Abas que forme um novo Governo.
Abu Mazen considera que é muito cedo para falar de sua possível volta ao governo. Ele foi designado primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP) por Arafat em março passado em meio a fortes pressões internacionais.
Abas disse ontem em Ramalá que as pressões dos Estados Unidos, de Israel e da imprensa árabe, assim como suas divergências com Arafat, o levaram a renunciar.