Baratas não são apenas um incômodo. Para Ma Lihua, que vem colocando peças de dominó em pé há seis semanas, numa tentativa de bater o recorde mundial, elas são uma ameaça. Um único inseto derrubou 8.000 pedras, um dia inteiro de trabalho, segundo a organização do evento.
Ma, uma entusiasta chinesa do dominó, de 24 anos, vem trabalhando 13 horas ao dia para cumprir o prazo da tentativa de recorde, com pausas apenas para as refeições e partidas de badminton, para reduzir o estresse. Ela espera orquestrar a derrubada em série de 350.000 pedras de dominó na próxima segunda-feira.
— Há um problema constante com baratas que vão ao salão e elas podem fazer o caos com 350.000 dominós Isso causou algum estresse e contratempos — disse Brian Kim, representante da empresa que patrocina o evento.
Folhas de uma planta que, acredita-se, repele os insetos foram espalhadas ao redor do salão do Singapore Expo, onde Ma vem trabalhando, e barreiras de plástico foram colocadas dentro do desenho de dominós, para minimizar o dano no caso de as pedras começarem a cair. Além disso, um círculo de ratoeiras cerca o salão.
Segundo Kim, Ma tenta quebrar o recorde obtido por Klaus Friedrich, um alemão que derrubou, sozinho, 281.581 dominós em 1984. Segundo o website do Livro Guinness, o maior número de dominós já derrubado por um grupo foi de 3.847.295.