A ação integra o coletivo Coolhunter Favela, criado para valorizar e dar visibilidade às manifestações culturais das favelas.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Um projeto que une cuidado, arte e geração de renda busca transformar a realidade de moradores do Complexo do Jardim Novo, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. É o Quarto de Cria, iniciativa que oferece cortes de cabelo gratuitos para até 200 crianças por semana, ao mesmo tempo em que garante salário fixo para os barbeiros envolvidos.

A ação integra o coletivo Coolhunter Favela, criado para valorizar e dar visibilidade às manifestações culturais das periferias. A inciativa foi publicada primeiro pelo diário conservador carioca Extra.
Atendimento gratuito e visibilidade internacional
A barbearia funciona todas as quartas-feiras, das 9h às 18h, com atendimento por ordem de chegada. Mais do que um serviço social, o Quarto de Cria tem ganhado repercussão para além das fronteiras da comunidade.
Os barbeiros do projeto, por exemplo, foram destaque na capa da revista britânica Dazed, ao lado do rapper Oruam — um reconhecimento que mostra a força da iniciativa.
Da barbearia para as galerias de arte
Agora, o Quarto de Cria também faz parte do cenário artístico carioca. A barbearia é um dos destaques da exposição “Coolhunter Favela: A Rua do Futuro”, em cartaz no espaço Arua, na Rua Pedro Alves, nº 43, em Santo Cristo.
A mostra apresenta uma retrospectiva de 10 anos de atuação do coletivo e traz à tona uma estética urbana que coloca a favela no centro da cena cultural. A exposição pode ser visitada até o dia 13 de dezembro, com entrada gratuita, às sextas, sábados e domingos.