Rio de Janeiro, 07 de Dezembro de 2025

Projeto de ‘turismo de raízes’ recebe 200 milhões de euros na Itália

Descubra como a Itália investe 200 milhões de euros para promover o turismo de raízes, incentivando descendentes de italianos a redescobrir suas origens.

Sexta, 28 de Novembro de 2025 às 15:06, por: CdB

Lançada inicialmente como parte do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR), a iniciativa agora recebe o aporte do Fundo de Desenvolvimento e Coesão.

Por Redação, com ANSA – de Roma

A Itália anunciou um novo investimento de 200 milhões de euros no projeto Turismo de Raízes, criado para incentivar italianos e descendentes que vivem no exterior a visitarem e redescobrirem os lugares de seus antepassados.

Projeto de ‘turismo de raízes’ recebe 200 milhões de euros na Itália | Itália investe 200 milhões de euros em ‘turismo de raízes ‘
Itália investe 200 milhões de euros em ‘turismo de raízes ‘

Lançada inicialmente como parte do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR), a iniciativa agora recebe o aporte do Fundo de Desenvolvimento e Coesão.

O programa, liderado pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional (MAECI), visa “responder à demanda” dos cerca de 80 milhões de italianos que vivem no exterior e seus descendentes de se reconectarem com suas raízes, segundo o vice-premiê e líder da Farnesina, Antonio Tajani.

O projeto também tem como objetivo promover iniciativas no centro e sul da Itália, especialmente as de menor porte, por vezes localizadas em áreas desfavorecidas, em colaboração com os governos locais.

– É uma forma de atrair mais visitantes para as áreas do interior e destinos turísticos do sul da Itália, regiões muitas vezes negligenciadas – afirmou Tajani durante a apresentação da nova fase do projeto na Villa Madama, em Roma.

Segundo o chanceler italiano, as iniciativas serão apresentadas “em todas as embaixadas”.

Entre os projetos-piloto destacados estão iniciativas no Parque Regional dos Montes Ausoni e no Lago Fondi, no sul do Lazio; a renovação da estação ferroviária de Avellino e a restauração da linha férrea Avellino-Rocchetta Sant’Antonio; a construção de um novo estádio e melhorias em instalações esportivas em Brindisi.

O projeto

Os investimentos têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento local e gerar empregos, beneficiando municípios como Fiumicino, porta de entrada turística para a Itália, e áreas com grande fluxo de imigrantes, como as províncias de Latina e Frosinone.

Tajani reforçou que o projeto será conduzido com “gestão cuidadosa dos recursos públicos”, garantindo “máxima transparência” e evitando “qualquer tipo de nepotismo” na alocação de verbas.

Por fim, destacou que a maioria dos municípios beneficiados é governada por partidos diferentes do seu, respondendo a críticas de que os investimentos poderiam ter motivação eleitoral.

Edições digital e impressa