Oferecer à população fluminense acesso livre e gratuito à Internet em banda larga e possibilidade de participar de cursos de alfabetização digital são os objetivos do programa de inclusão digital. O CIC (Centro de Internet Comunitária) já funciona em 30 pontos, sendo 10 no interior, e já atenderam a mais de 300 mil pessoas.
O Programa Internet Comunitária é executado pelo Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), e a meta é chegar a 80 CICs no estado até a metade do ano. Em fevereiro deverão ser inauguradas 25 unidades. O próximo município beneficiado será São Fidélis, na Região Norte Fluminense, seguido de Bom Jesus de Itabapoana, na Região Noroeste, e Barra do Piraí, na Região do Médio Paraíba. Na semana passada, foi inaugurado o CIC de Paty do Alferes, na Região Centro-Sul Fluminense. Até o final do ano, todos os municípios do estado deverão ter acesso ao programa.
Entre os dez laboratórios com maior número de acessos em todo o estado estão Nova Friburgo, Volta Redonda, Miguel Pereira, Resende e Macaé, no interior. Na capital, o CIC instalado na Biblioteca Pública Estadual, no Centro do Rio, é o mais procurado: com mais de 20 mil atendimentos desde a inauguração, em outubro de 2004, seguido pelos laboratórios de Irajá, Méier e Centro Administrativo do Governo do Estado, no Centro do Rio.
Uma pesquisa feita com usuários da biblioteca constatou que a maioria das pessoas que freqüentam o CIC tem entre 19 e 30 anos e renda familiar de dois a cinco salários mínimos. Os usuários buscam a Internet para consultar o correio eletrônico, fazer trabalhos acadêmicos e procurar emprego, nesta ordem de prioridades.
Os CICs são equipados com uma impressora, um servidor e estações de trabalho do tipo Cliente Fino (microcomputadores "magros", sem espaço para armazenamento local) rodando software livre. Durante as aulas do Programa Internet Comunitária, os alunos recebem noções básicas de informática e aprendem a navegar na Internet.
Os instrutores do Proderj apresentam aos alunos os serviços oferecidos pelo governo do estado na Internet, através do Portal do Cidadão (www.governo.rj.gov.br). O Programa Internet Comunitária também conta com a participação dos integrantes do Programa Jovens Pela Paz, da Secretaria da Infância e da Juventude, que atuam como monitores do curso de Primeira Inclusão.