Plataforma gera trilhas de aprendizagem, produz conteúdo educacional por meio da Inteligência Artificial e colabora na melhora da rotina de trabalho de quem se dedica ao ensino.
Por Redação - do Rio de Janeiro
Um aliado digital capaz de ajudar na rotina de trabalho dos professores está pronto para entrar em cena. A nova plataforma EduxGen.AI permite a geração de trilhas de aprendizagem alinhadas às orientações curriculares da BNCC, Saeb e Enem; e produz, também, conteúdos educacionais por meio de Inteligência Artificial. O sistema dispõe ainda de auxílio extraordinário: o avatar (animado ou humanizado) que serve de assistente virtual, treinado pelo professor para tirar dúvidas dos seus alunos.
A novidade será lançada na 29ª edição da Bett Brasil 2024, maior feira de educação e soluções tecnológicas da América Latina, entre os dias 23 a 26 de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo. A Edtech Realms IP.TV, empresa responsável pela criação da EduxGen.AI em cooperação com a Edtech Motrix, terá um estande (D92) para explicar a capacidade da nova ferramenta de servir como forte aliado tecnológico dos professores da Educação Básica (Fundamental e Médio)
— O desenvolvimento da ferramenta foi realizado com o propósito de apoiar e valorizar o trabalho dos professores. Todas as ações da Inteligência Artificial dependem da validação dos educadores, desde a geração de conteúdos até a correção de redações, antes de serem aplicadas aos estudantes — observa Leandro Patricio, CEO da Edtech Realms IP.TV.
A criação da plataforma contou com a curadoria de especialistas em Educação Básica. As trilhas de aprendizagem são geradas em minutos e estão alinhadas com a BNCC, Saeb e Enem, graças ao assistente de inteligência curricular. A EduxGen.AI permite, também, a geração de conteúdos educacionais, como o resumo da aula; o plano de aula; a apresentação de slides e mini vídeos; apostilas; e tira-dúvidas com o assistente pessoal (avatar) em linguagem natural, treinado pelo próprio professor para servir de apoio aos seus alunos.
A plataforma inicialmente disponibilizará também a geração de nove tipos de tarefas: questão discursiva, resposta única, múltipla escolha, ordenação de frases e palavras, preenchimento de letras e lacunas, envio de materiais e redação. A EduxGen.AI pode sugerir trilhas de reforço escolar de acordo com o resultado de uma avaliação, seja para uma turma ou até mesmo para apenas um aluno. A redação ganhou uma atenção especial, com base nos critérios gramaticais e semânticos da Língua Portuguesa. As inserções corretivas automatizadas no texto do aluno somente são aprovadas após o aval do professor que tem a última palavra sobre quaisquer intervenções realizadas pela Inteligência Artificial, ou seja: quem comanda as ações da plataforma é quem ensina.
A iniciativa da Edtech Realms IP.TV está em consonância com a pesquisa realizada em 2023 pela Fundação Carlos Chagas, Itaú Cultural e Associação D³E, com base nos dados do Censo Escolar e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): “A alta demanda de trabalho reduz o tempo dos professores para preparar aulas que tornem o aprendizado mais atraente para os alunos”, concluem os pesquisadores. O levantamento indicou que um terço dos professores de escolas públicas brasileiras dá aula para mais de 300 alunos por ano e 20% trabalham em mais de uma escola.
Sobre
A Edtech Realms IP.TV está há mais de 20 anos no mercado. Reconhecida nacional e internacionalmente, a Plataforma IP.TV participou de projetos premiados como o Gobernarte (Eduardo Campos), RioInfo Convergência Digital, Assespro (três vezes), E-Learning Brasil, Seduc-Amazon, Wise e BID.
Em 2023, o sistema registrou picos de mais de 400 mil usuários simultâneos e mais de 15 mil sessões de videoconferência simultânea. Por meio da Plataforma IP.TV, são mais de 10 mil salas de aula atendidas. Ao todo, mais de 9 milhões de alunos e mais de 350 mil professores já usufruíram do sistema. O recurso tecnológico está presente, também, em dezenas de estúdios ao vivo. No âmbito internacional, já estabeleceu parcerias na África do Sul e nos Estados Unidos.