Presidente ficará no Estado até o início da reunião de líderes da COP30. A equipe de Lula está organizando uma agenda de reuniões bilaterais com representantes de governos.
Por Redação, com CartaCapital – de Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará indígenas e comunidades ribeirinhas na região de Santarém, oeste do Pará, neste domingo. Lula chegou a Belém no sábado, e seguirá no Estado até a próxima sexta-feira, para as primeiras reuniões no contexto da COP30.

O presidente embarcou para Santarém no início da manhã. A agenda prevê uma roda de conversa com caciques do povo Kumaruara e uma visita à Aldeia Vista Alegre do Capixauã, que ficam na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns.
Cidades ribeirinhas
À tarde, o presidente foi à Comunidade Jamaraquá, que fica na Floresta Nacional do Tapajós (Flona). No local, ele conversou com moradores de cidades ribeirinhas. O presidente retornou a Belém neste domingo.
A equipe de Lula está organizando uma agenda de reuniões bilaterais com representantes de governos que virão ao país para a conferência do clima. Os encontros devem acontecer a partir da próxima quarta-feira. A Cúpula de Líderes da COP30 acontece nos dias 6 e 7 (quinta e sexta-feira), e a conferência em si será aberta no dia 10.