Segundo o presidente, o alto nível de endividamento das famílias brasileiras é um “problema sério” que precisa ser enfrentado pelo governo.
Por Redação, com ABr – de Anápolis (GO)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou, nesta quinta-feira, que o ministro da Fazenda, Dario Durigan, encontre uma solução para o elevado endividamento na sociedade brasileira, avaliando que ele gera angústia nas pessoas embora a economia esteja indo bem.

Em cerimônia de reinauguração do parque fabril da montadora Caoa, em Goiás, que produzirá veículos em parceria com a chinesa Changan, Lula disse que a China é hoje o melhor parceiro do Brasil. Segundo o presidente, o alto nível de endividamento das famílias brasileiras é um “problema sério” que precisa ser enfrentado pelo governo.
Crescimento
Segundo Lula, a equipe econômica já foi orientada a buscar alternativas para facilitar o pagamento das dívidas e ampliar a educação financeira no país. Ao abordar o assunto, o presidente reconheceu que a economia brasileira apresenta indicadores positivos, mas apontou que o endividamento ainda gera preocupação.
— Estamos vivendo um momento bom no Brasil — observou, ao citar crescimento econômico, aumento do emprego formal, expansão da massa salarial e controle da inflação.
Apesar do cenário promissor, Lula alertou para o impacto das dívidas no cotidiano da população.
— Temos a sociedade brasileira um pouco endividada — reconheceu.
Lula, no entanto, destacou que nem todo endividamento é negativo, sobretudo quando está associado à aquisição de patrimônio, como imóveis, mas ressaltou os riscos de comprometer a renda além da capacidade de pagamento.
— Se a gente fizer uma dívida maior que o salário da gente e a prestação for maior do que o que sobra no final do mês, a gente está lascado — acrescentou.
Tecnologia
O presidente também chamou atenção para mudanças nos hábitos de consumo, impulsionadas pela tecnologia. Segundo ele, o uso intensivo de celulares e pagamentos digitais tem contribuído para gastos pouco percebidos no dia a dia.
— Esse bichinho é esperto. Ele está transformando o ser humano em algoritmo — pontuou, ao mencionar compras feitas por aplicativos e pagamentos via PIX e cartão de crédito.
Lula relatou ainda que pediu ao Ministério da Fazenda a formulação de medidas para enfrentar o problema.
— A gente precisa tentar resolver esse problema da dívida das pessoas. O que queremos é ver como a gente faz para facilitar o pagamento daquilo que vocês devem — declarou, após reforçar que a intenção não é impedir o acesso ao crédito, mas tornar o pagamento mais viável.
O presidente, por fim, reforçou a necessidade da criação de políticas públicas voltadas à educação financeira, com foco no controle de gastos e na melhor administração da renda.