Projeto da prefeitura, a obra foi custeada pela Riva Incorporadora e pela Ager, e toda a infraestrutura, incluindo sinalização, iluminação pública com fiação subterrânea e ciclovia, foi responsabilidade da iniciativa privada.
Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro
A prefeitura do Rio inaugurou, nesta sexta-feira, uma nova via para melhorar significativamente o fluxo de trânsito no recém-criado bairro da Barra Olímpica, na Zona Oeste da cidade. Com 678 metros de extensão e 36 metros de largura, a Avenida Boulevard da Barra Olímpica vai fazer a ligação entre a Estrada dos Bandeirantes e a Avenida Salvador Allende, ajudando no acesso aos bairros das Vargens, Camorim, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.
Projeto da prefeitura, a obra foi custeada pela Riva Incorporadora e pela Ager, e toda a infraestrutura, incluindo sinalização, iluminação pública com fiação subterrânea e ciclovia, foi responsabilidade da iniciativa privada. O projeto de todo o Boulevard, com praças e jardins, é do renomado paisagista Sérgio Santana, que utilizou espécies nativas de plantas, conforme sugestão do órgão ambiental da cidade. O investimento total na construção da via é de cerca de R$ 20 milhões.
– Essa é mais uma importante via da região, que cria uma nova ligação entre a Estrada dos Bandeirantes e a Avenida Salvador Allende, melhorando muito a mobilidade urbana nesse trecho. Trata-se de uma intervenção que faz parte do planejamento urbanístico da Prefeitura do Rio e, conforme o desenvolvimento de cada região, novas vias vão sendo abertas – ressaltou o subprefeito da Barra, Raphael Lima.
A obra é uma contrapartida exigida pela Prefeitura para o licenciamento do empreendimento e é uma via projetada pelo setor de planejamento urbano, que ajuda a evitar a sobrecarga na infraestrutura existente no local. A solenidade de inauguração contou com a participação do subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima, o superintendente da Riva no Rio de Janeiro, Marcelo Pezzino Sathler, e o sócio fundador da Ager, Ernesto Neves Raposo.
Obra de drenagem na Estrada da Gávea
A prefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, realiza obra de drenagem na Estrada da Gávea e em ruas de seu entorno, em São Conrado. Com objetivo de eliminar ponto crítico de alagamento na via, uma nova rede de drenagem será implantada, no trecho da Rua Capuri, no entorno da estação do metrô e na Rua General Olímpio Mourão Filho.
Serão executados mais 840 metros de novas galerias pluviais circulares e mais 900 metros de galerias retangulares em concreto para melhorar o escoamento de água na região. O projeto prevê ainda a implantação de 14 mil metros quadrados de pavimentação e 336 metros quadrados de passeio.
– Essa é uma obra aguardada há anos pelos moradores, que dará solução a um ponto crítico de alagamento emblemático na Estrada da Gávea. Com as novas galerias implantadas, o escoamento da água da chuva na região será mais eficiente – informou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos. O prazo da obra é de 15 meses.
O subprefeito da Zona Sul, Bernardo Rubião, destaca a importância das obras de drenagem.
– Em tempos de crise climática e eventos extremos, as intervenções da Prefeitura vão reduzir os pontos críticos de alagamento, para beneficiar os moradores do local e todos que circulam pela região – disse o subprefeito.
Alterações no trânsito
Para a realização da obra de drenagem, a CET-Rio montou um esquema especial de trânsito, em que as seguintes vias precisarão ser interditadas:
Estrada da Gávea, pista sentido Barra da Tijuca, no trecho compreendido entre a Rua General Olímpio Mourão Filho e a propriedade do Gávea Golf Country, em meia pista de rolamento por vez e de forma alternada;
Rua General Olímpio Mourão Filho, em toda a sua extensão, em meia pista de rolamento por vez e de forma alternada;
Rua Capuri, em toda a sua extensão, em meia pista de rolamento por vez e de forma alternada;
Rua Golf Club, em meia pista de rolamento por vez e de forma alternada;
Estrada da Gávea, pista sentido Barra da Tijuca, em uma faixa de rolamento, junto ao bordo esquerdo, na altura do número 674.
Também fica proibido o estacionamento de veículos na Rua Capuri, em toda a sua extensão, em ambos os lados. As vias serão interditadas conforme o andamento das obras.