Rio de Janeiro, 10 de Abril de 2025

Portos, em Santa Catarina, aumentam calado para receber supernavios

Investimento de R$ 300 milhões nos portos de SC permitirá a atracação de supernavios, impulsionando a economia e o comércio exterior do estado.

Sábado, 05 de Abril de 2025 às 15:13, por: CdB

O investimento de cerca de R$ 300 milhões permitirá a atracação e a operação de embarcações de 366 metros de comprimento, supernavios com capacidade para se tornar o primeiro complexo do Brasil com capacidade para embarcações desse porte, com carga máxima.

Por Redação, com ACS – de Florianópolis

O contrato inédito de parceria público-privada assinado, no final de março, pelo Governo de Santa Catarina e os portos de São Francisco do Sul e Itapoá para dragagem e aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga vai impulsionar o comércio exterior e a economia no Estado. O investimento de cerca de R$ 300 milhões permitirá a atracação e a operação de embarcações de 366 metros de comprimento, supernavios com capacidade de até 16 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), tornando o complexo o primeiro do Brasil com capacidade para embarcações desse porte com carga máxima.

Portos, em Santa Catarina, aumentam calado para receber supernavios | Os portos de São Francisco do Sul e Itapoá, em Santa Catarina, já trabalham em alta demanda
Os portos de São Francisco do Sul e Itapoá, em Santa Catarina, já trabalham em alta demanda

Para especialista em comércio exterior Rogério Marin, CEO da Tek Trade e Presidente do SINDITRADE, com a ampliação da capacidade de navegação do canal, os portos da região Norte catarinense, que já registram recordes de movimentação de cargas, passam a competir com terminais de grande porte da América Latina e entram no radar de armadores internacionais para atrair novas linhas.

— Trata-se de um salto estratégico para Santa Catarina e para o país. A dragagem vai permitir a operação de navios de grande porte com carga máxima, o que representa maiores ganhos de escala para exportadores e importadores. Ou seja, reduz significativamente os custos por contêiner transportado, barateia o frete marítimo e aumenta a competitividade das empresas catarinenses que atuam com comércio exterior, bem como a global — afirmou Marin.

Arrecadação

A nova infraestrutura também tende a atrair investimentos logísticos e industriais para a região. Segundo Marin, o ambiente se torna favorável para a instalação de centros de distribuição e plantas fabris, de olho nos ganhos que a entrada de navios gigantes pode proporcionar.

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— Esse tipo de avanço logístico funciona como um imã para investidores. Estamos falando de um impacto em cadeia, com geração de empregos, aumento na arrecadação e expansão da pauta exportadora do Estado — acrescentou.

O especialista também destaca que a melhoria pode consolidar Santa Catarina como o principal corredor de exportação do Sul do Brasil.

— Com maior eficiência e capacidade, a Baía da Babitonga deve assumir um papel importante no escoamento de cargas no estado, integrando a economia nacional ao mercado global com mais fluidez — pontuou.

Além disso, o projeto também fortalecerá o turismo e a proteção costeira da região, pois os sedimentos da dragagem serão destinados à recuperação das praias de Itapoá e ampliação da faixa de areia. Os portos de São Francisco do Sul e de Itapoá responderam, em 2024, por mais de 60% da movimentação portuária de SC. As melhorias devem ampliar essa participação. O edital para escolha da empresa responsável pela dragagem e aprofundamento já foi lançado e a expectativa é que as obras tenham início em 2025 e sejam concluídas até o ano que vem.

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