Acelino Popó Freitas conquistou o título mundial dos pesos leves, pela Organização Mundial de Boxe (OMB), ao vencer por pontos o uzbeque Artur Grigorian. Popó, que já detém os cinturões dos superpenas pela OMB e pela Associação Mundial de Boxe (AMB), é o segundo pugilista do Brasil a ser campeão em duas categorias diferentes, repetindo o feito de Éder Jofre, melhor do mundo como galo, entre 1960 e 1965, e pena, em 1973.
A luta marcou o retorno de Popó ao peso leve, pelo qual ele fez os primeiros 21 combates da carreira. Aos 28 anos, o brasileiro está invicto como profissional, com 35 vitórias. Grigorian, de 36 anos, sofreu sua primeira derrota em 37 lutas. O boxeador do Uzbequistão defendia pela 18ª vez seu título, conquistado em 1996.
Popó, agora, tem um mês para decidir em qual categoria continuará competindo e qual cinturão deixará vago. Após a vitória deste domingo, ele evitou revelar sua escolha, embora a tendência seja passar definitivamente para leve, já que o pugilista baiano sempre teve dificuldade para manter o peso exigido para lutar como superpena.
Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024
Edições digital e impressa