O ministro do Interior, Marcin Kierwinski, informou que as autoridades de fronteira observaram um aumento nas tentativas de drones russos e bielorrussos de cruzar o espaço aéreo polonês.
Por Redação, com Europa Press – de Varsóvia
O governo polonês confirmou nesta quinta-feira novas tentativas de drones russos de acessar seu espaço aéreo na noite de quarta, após a incursão em larga escala da semana passada, que forçou a Otan a reforçar seu flanco oriental.

O ministro do Interior, Marcin Kierwinski, informou que as autoridades de fronteira observaram um aumento nas tentativas de drones russos e bielorrussos de cruzar o espaço aéreo polonês, informou a agência de notícias estatal PAP.
– A situação na fronteira polonesa-bielorrussa é muito tensa – disse o ministro em uma coletiva de imprensa, reiterando que a fronteira permanecerá fechada até que as autoridades atestem que é seguro reabri-la.
A fronteira entre a Polônia e Belarus está fechada desde 11 de setembro devido aos exercícios militares conjuntos entre Minsk e Moscou, que começaram um dia depois e terminaram na terça-feira. O tráfego terrestre também permanece fechado até novo aviso.
Zelensky visita as tropas na linha de frente de Donetsk
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky visitou as tropas na linha de frente na província oriental de Donetsk, que está parcialmente ocupada pelas tropas russas, na quinta-feira, à medida que a contraofensiva na área de Dobropillia avança.
– Estou me reunindo com nossos combatentes em Donetsk, que estão participando da operação em Dobropillia. Conversei com eles e os agradeci por todas as suas conquistas. Eu também os condecorei e os informei sobre o progresso feito durante a operação e sobre a situação na linha de frente em geral – disse ele.
Ele se reuniu com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksander Sirski, com quem discutiu os “próximos passos a serem dados” para enfrentar as tropas russas no contexto da invasão, de acordo com um comunicado à imprensa.
– Desde o início dessa operação, conseguimos recapturar cerca de 160 quilômetros quadrados de território e sete localidades. Também conseguimos fazer com que o inimigo se retirasse para outras áreas – disse ele.
Zelensky disse que cerca de 50 soldados russos foram capturados e estimou em mais de mil o número de baixas “nas fileiras inimigas” na última semana. “Vocês são um verdadeiro exemplo para as Forças Armadas da Ucrânia e para todos aqueles que pertencem a elas”, disse ele.
Ele também abordou questões técnicas sobre o processo de treinamento do exército, especialmente aquelas pertencentes às unidades de assalto e da força aérea envolvidas na área.