Com ele foram apreendidos dois veículos de luxo, relógios, joias, duas pistolas, aparelhos celulares, notebooks, máquina de cartão, passaportes e documentos falsos.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) prenderam, nesta sexta-feira, um homem acusado de chefiar uma organização criminosa que aplicava golpes em idosos por todo o país.
Com ele foram apreendidos dois veículos de luxo, relógios, joias, duas pistolas, aparelhos celulares, notebooks, máquina de cartão, passaportes e documentos falsos.
Segundo os agentes, o golpista tinha um mandado de prisão temporária em aberto expedido pela Justiça do Distrito Federal por conta de uma investigação a respeito de uma organização criminosa que praticava estelionato contra idosos, por meio de golpes em vendas e negociações fraudulentas de títulos de clubes de benefícios e turismo.
Após informações do Setor de Inteligência da DRCPIM, o autor foi localizado em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele era um dos alvos da "Operação Hermes", realizada na quarta-feira.
De acordo com as investigações, o prejuízo causado pela organização que ele chefiava chega a R$ 20 milhões. O estelionatário será encaminhado ao sistema prisional.
Roubo de carga
Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) prenderam um motorista em flagrante, na quinta-feira, após ele comunicar um falso roubo de carga de bebidas. Ele foi autuado por estelionato.
De acordo com os policiais, durante o depoimento, o motorista demonstrou nervosismo e contradições a respeito do roubo da carga. Após diligências, foi constatado que se tratava mesmo de um golpe. O motorista confessou que havia sido cooptado por um traficante da maior facção do estado a levar a carga para uma comunidade. O preso afirmou que lucraria R$ 30 mil.
Essa prisão é um desdobramento da "Operação Torniquete", criada pelo Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), em novembro de 2022, para coibir roubos de cargas e de veículos no Rio de Janeiro e diminuir os índices desses crimes.
Furto de celulares
Policiais civis da 27ª DP (Vicente de Carvalho) prenderam um homem em flagrante, na quinta-feira, por receptação de telefone celular furtado. Ele foi capturado em São João de Meriti, Baixada Fluminense.
Segundo os agentes, a ação aconteceu a partir de informações de inteligência obtidas. A equipe foi ao local e prendeu o homem, que estava na posse do aparelho que havia sido subtraído na última terça-feira (28/03), no interior de um colégio, no bairro de Vila Kosmos, Zona da Leopoldina no Rio.
O autor foi conduzido à delegacia, onde foi formalizada a sua prisão. O aparelho foi devolvido ao proprietário.
Drogas
Policiais civis da 112ª DP (Carmo) prenderam um homem em flagrante, na quinta-feira, pelo crime de tráfico de drogas. Ele foi capturado em sua casa, no Morro do Estado, em Carmo, após ação de campana em conjunto com a Polícia Militar.
A equipe recebeu denúncia de que o acusado teria recebido uma carga de drogas para revender na cidade. Os agentes, então, se posicionaram nas proximidades da residência e flagrou o momento em que ele vendia as drogas. Durante a abordagem, o autor portava uma sacola contendo entorpecentes que foram apreendidos.
Ele foi conduzido a sede policial, onde confessou comercializar as drogas.