Durante as diligências, foram apreendidas vestimentas em geral e acessórios para telefone celular com indícios de falsificação de marcas famosas, além de eletrônicos sem certificação da Agência Nacional de Telecomunicações.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) deflagraram, na quarta-feira, uma operação em conjunto com a Secretaria Estadual de Governo (Segov-RJ). O objetivo era combater a pirataria em estabelecimentos localizadas no Terreirão, Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Durante as diligências, foram apreendidas vestimentas em geral e acessórios para telefone celular com indícios de falsificação de marcas famosas, além de eletrônicos sem certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Os responsáveis foram conduzidos à especializada, onde prestaram esclarecimentos sobre a origem dos produtos comercializados. Eles responderão pelos crimes contra a propriedade industrial e demais crimes que, porventura, vierem a ser apurados no transcorrer das investigações.
O material apreendido foi encaminhado à perícia e, posteriormente, será destruído ou encaminhado à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Através do convênio com a Secretaria de Estado de Polícia Civil (SePol), os itens poderão ter a marca descaracterizada por detentos, sendo doados a pessoas carentes.
Operação Telemarketing do Crime
Policiais civis da 34ª DP (Bangu) deflagaram, na terça-feira, a "Operação Telemarketing do Crime", em Bangu, na Zona Oeste. Na ação, 32 pessoas foram presas, após levantamento de dados de inteligência.
Segundo os agentes, as investigações tiveram início há dois meses. Durante a diligência para cumprimento de mandado de busca e apreensão, os agentes foram a duas salas comerciais, no Centro de Bangu. Nesses locais, foi encontrado verdadeiro esquema criminoso, com computadores equipados com programas para aplicar golpes. Ao todo, 22 pessoas estavam nas unidades.
No prédio, os policiais perceberam a movimentação de pessoas em outras salas, com as mesmas características daquelas que constavam na investigação, e também foram averiguar. Mais 10 pessoas que estavam nesses locais foram conduzidas à delegacia.
Homem é preso por tráfico de drogas em Campos
Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Campos dos Goytacazes prenderam, na quarta-feira, um homem pelo crime de tráfico de drogas. Ele foi localizado em um bar na comunidade Tira-Gosto, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
Após ser capturado sem oferecer resistência, o acusado foi levado para a especializada para a formalização dos procedimentos de praxe. Logo após, o detido foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão condenatória.
Operação Ferro-Velho
A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e a Subprefeitura da Grande Tijuca fizeram a Operação Ferro-Velho na quarta-feira, que resultou na interdição de um estabelecimento que mantinha ligação clandestina de água e aproximadamente 25 quilos de cobre sem procedência. Outro local foi multado por não ter câmeras de monitoramento instaladas.
– Essas ações que a SEOP vem fazendo de fiscalização nos ferros-velhos têm como objetivo coibir furtos de cabos e fios, que prejudicam muito a população na sua vida cotidiana. Então, a gente vai continuar fazendo essas fiscalizações nos ferros-velhos clandestinos, cobrando o cumprimento da lei, apreendendo material com procedência duvidosa, para interromper esse caminho do furto – disse o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
O proprietário do primeiro ferro-velho, localizado na Rua General Roca, foi encaminhado para a 19 DP (Tijuca) para responder sobre o cobre encontrado. Além disso, um trailer estacionado irregularmente na calçada foi removido, pois já tinha sido notificado diversas vezes, e mais duas balanças foram apreendidas. O segundo estabelecimento, da Rua Francisco Xavier, terá que instalar câmeras, conforme obriga o decreto 50.225, para funcionar dentro da legalidade.
– Fizemos uma grande operação no ferro-velho da General Roca, um dos proprietários foi conduzido para a delegacia por estar com o alvará irregular, por furto de água e ter cobre lá dentro. Nós vamos intensificar isso na Grande Tijuca para que diminua a circulação desse tipo de produto irregular aqui na nossa região e também os furtos – disse o subprefeito Felipe Quintans.
Durante a operação, a Comlurb removeu aproximadamente 500 quilos de material abandonado. Participaram da ação Guarda Municipal, RioLuz, Águas do Rio e Polícia Militar.