A Polícia de Pequim ordenou aos cidadãos da capital que entreguem todas as armas de fogo e brancas que possuam, inclusive imitações de brinquedo, até 15 de julho, informou, nesta sexta-feira, o jornal local <i>Beijing Times</i>.
A normativa ameaça com penas de prisão de até 10 dias os cidadãos que não entregarem suas armas, e tem o objetivo de reduzir os níveis de delinqüência na cidade, que de todos modos são bastante inferiores aos das grandes cidades ocidentais.
Também parece ser parte de uma nova campanha para melhorar a imagem da capital chinesa para o ano 2008, quando receberá os Jogos Olímpicos.
O diretor do Departamento de Artefatos Perigosos da Administração de Segurança Pública de Pequim, Qian Jin, apresentou a campanha, deu instruções sobre a forma de entregar as armas à Polícia e destacou que nos últimos anos seu número aumentou na cidade.
Qian indicou que na maioria dos delitos com armas de fogo, os delinqüentes usam pistolas de brinquedo ou imitações inofensivas.
Nos cinco primeiros meses do ano, disse o representante municipal, a Polícia local requisitou 140 pistolas autênticas, 600 de brinquedo e 1.500 navalhas, em casos nos quais foram detidas 600 pessoas.
As armas brancas com mais de 10 centímetros de comprimento não poderão ser levadas à rua, mas poderão ser mantidas em casa.
As armas de fogo, por outro lado, estarão proibidas tanto no exterior como dentro das casas, incluindo as imitações de brinquedos.
Polícia de Pequim confisca armas de fogo e brancas
Arquivado em:
Sexta, 16 de Junho de 2006 às 06:54, por: CdB