A Polícia Militar do Rio de Janeiro se engajou na luta dos jovens por uma oportunidade no mercado de trabalho e vai oferecer cursos profissionalizantes como forma de incentivo ao primeiro emprego. Através da Diretoria de Ensino e Instrução, a corporação fez uma parceria com a ONG Instituto Richard, tornando-se colaboradora do projeto que promove o intercâmbio entre empresas e jovens que procuram uma colocação no mercado.
Esse intercâmbio já conta com a parceria de grandes empresas como a Telemar, a SuperVia, Rio Ônibus, CAT, Secretaria de Segurança Pública e outras.
- O maior objetivo do projeto é ocupar o jovem, para que ele preencha seu tempo e não fique ocioso. O jovem ocioso é facilmente manobrado por aqueles que visam o mal. E o emprego ou uma formação adequada ajudam a conscientizar o indivíduo como cidadão. Jovens sem perspectivas são uma ameaça a segurança pública. É nesse sentido que a Polícia Militar visa diminuir a violência - disse o subdiretor de Ensino da PM, coronel Adalberto Rabelo.
Além de vagas de emprego, o projeto oferece várias opções de cursos profissionalizantes para jovens entre 16 e 24 anos, como, por exemplo, curso de mecânico de automóveis ou de chaveiro. No momento, a PM está com inscrições abertas para o curso pré-militar, que preparará os alunos para qualquer concurso na área. As inscrições irão até o dia 20 de agosto, com taxa mensal de R$ 15, mais um quilo de alimento não-perecível.
O aluno que se inscrever para o curso pré-militar poderá estudar até o dia do exame para o qual se inscreveu. As aulas têm previsão para início dia 1 de setembro, sendo realizadas duas vezes por semana, com duração de quatro horas por dia e simulado aos sábados.
As inscrições estão sendo feitas no Quartel General da Polícia Militar, na Rua Evaristo da Veiga, 78, onde também serão ministradas as aulas. A intenção é que os cursos se estendam a outros batalhões da Polícia Militar. O 20º Batalhão, em Mesquita, e o 14º, em Bangu, também têm previsão para iniciar seus cursos no próximo semestre. Maiores informações podem ser obtidas nos telefones 3399-2268/ 8197-1651/ 8798-1651.
Para fazer inscrição o aluno deverá levar a seguinte documentação: carteira de identidade (xerox e original); comprovante de residência (xerox) e duas fotos 3x4, uma para a ficha e outra para a carteirinha.
- É importante destacar que nosso principal objetivo é não só garantir um emprego aos jovens, mas também colaborar para que iniciativas como esta tenham continuidade e não sejam abandonadas pelo caminho - explicou o presidente da Ong Instituto Richard, Charles dos Santos.