Policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários (Deleprev), do Rio de Janeiro, prenderam, nesta quinta-feira, dez auditores fiscais acusados de participação em irregularidades de débitos da Previdência, em Niterói. As prisões ocorreram durante a Operação Ajuste Fiscal.
Segundo o delegado José Mariano, que coordena a operação, esses fiscais não estariam trabalhando de forma adequada, porque ou deixavam de fazer o trabalho, ou apuravam valores menores.
- Em troca receberiam dinheiro dos fraudadores para fazerem vista grossa. - afirmou o delegado.
A operação tinha como objetivo prender 13 auditores fiscais da Previdência Social no Rio de Janeiro e cumprir 15 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal. As fraudes em fiscalizações feitas pelos fiscais a serem presos podem chegar a R$ 1 bilhão.
Os vinte e oito mandados judiciais foram expedidos com base em inquérito policial da Deleprev, cujas investigações tiveram apoio da Missão Suporte da Polícia Federal baseada no Rio de Janeiro e da Força Tarefa composta pelo Ministério Público Federal e pelo INSS.