Rio de Janeiro, 10 de Dezembro de 2025

PF investiga organização envolvida em tráfico internacional de pessoas

Operação Alícia investiga organização que aliciava brasileiras para exploração sexual na Espanha. Mandados cumpridos em várias cidades brasileiras e na Espanha.

Quarta, 10 de Dezembro de 2025 às 11:35, por: CdB

Ação mira grupo que aliciava brasileiras e as submetia à exploração sexual na Espanha.

Por Redação, com ACS – de Brasília

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, a Operação Alícia, destinada a desarticular uma organização criminosa responsável por aliciar mulheres no Brasil, providenciar seu transporte aéreo para o exterior e, já na Espanha, submetê-las a ameaças e condições degradantes para fins de exploração sexual. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão, todos expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

PF investiga organização envolvida em tráfico internacional de pessoas | Polícia Federal mira esquema de exploração com atuação fora do país
Polícia Federal mira esquema de exploração com atuação fora do país

Os mandados foram cumpridos nas cidades de São Paulo-SP, São Pedro-SP, Jundiaí-SP, Ubatuba-SP e Rio das Ostras-RJ. Com apoio da Interpol, duas prisões também foram realizadas na cidade de Álava, Espanha.

A investigação foi conduzida em cooperação com a Policía Nacional da Espanha, por meio do Centro Especializado de Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes da Ameripol. Em junho deste ano, autoridades espanholas haviam libertado 33 mulheres mantidas em situação de exploração sexual, sendo 28 delas brasileiras.

A Polícia Federal estima que a organização criminosa tenha obtido aproximadamente R$ 40 milhões com o tráfico de pessoas. A pedido da PF, esse montante foi bloqueado judicialmente.

Roubo à aeronave

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira, dois criminosos envolvidos no roubo à aeronave pagadora de Caxias do Sul-RS. As prisões aconteceram em São Paulo-SP com o apoio da PM/SP (GATE, COE e Canil).

Após os procedimentos legais, os presos foram conduzidos ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da justiça.

Os indivíduos participaram do transporte de pessoas e materiais, de São Paulo para o Rio Grande do Sul, para que o roubo no Aeroporto Regional de Caxias do Sul, ocorrido em junho do ano passado, fosse consumado.

Relembre o caso

O crime foi praticado por nove indivíduos fortemente armados que invadiram a área restrita de segurança do aeroporto de Caxias do Sul/RS a bordo de três veículos blindados – dois desses caracterizados como falsas viaturas da Polícia Federal – e subtraíram mais de catorze milhões de reais que foram transportados, por via aérea, da cidade de Curitiba-PR para a cidade gaúcha.

Durante o confronto com as forças de segurança que ocorreu logo após o assalto, acabou falecendo o sargento da Brigada Militar Fabiano Oliveira.

Ao todo, já foram indiciados 42 e presos 38 envolvidos neste crime que é considerado um dos maiores do estado do Rio Grande do Sul.

Edições digital e impressa