As investigações indicam que os desvios seriam possíveis com a simulação de vendas de medicamentos que gerariam créditos pagos pelo Ministério da Saúde às farmácias envolvidas.
Por Redação, com ACS – de Brasília
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, a operação Fake Sale, com o objetivo de investigar o cometimento de fraudes ao Programa Farmácia Popular (PFP), do Governo Federal. São cumpridos dois mandados de busca em Luziânia/GO, expedidos pela Vara Federal Criminal da SSJ de Luziânia-GO.
As investigações indicam que os desvios seriam possíveis com a simulação de vendas de medicamentos que gerariam créditos pagos pelo Ministério da Saúde às farmácias envolvidas.
Uma suspeita, alvo dos mandados de hoje, seria a responsável pela aquisição de farmácias (mantidas em nome de laranjas) utilizadas para o cometimento dos crimes.
O PFPB é um programa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada.
O programa disponibiliza medicamentos gratuitos e, nesses casos, o Ministério da Saúde subsidia parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. As fraudes ultrapassariam a casa dos R$ 20 milhões.
Distribuição de drogas na Tríplice Fronteira
Policiais federais deflagraram, no início da manhã desta sexta-feira, a operação Merlinus, que visa desmantelar uma rede de distribuição de entorpecentes na cidade de Foz do Iguaçu.
Durante as buscas referente a operação BatFalcon, de repressão aos crimes de abuso infantojuvenil, foi encontrado no celular de um dos alvos anúncios de venda de drogas e registros de compra e entrega. A partir dessa identificação, abriu-se uma nova investigação para identificar quem era o responsável pelo fornecimento dos entorpecentes bem como mapear a logística utilizada para o tráfico.
Com apoio da Polícia Militar, as investigações permitiram a identificação de um homem como responsável por um sistema de distribuição de diversos tipos de drogas na cidade de Foz do Iguaçu, mesmo após sua prisão e processo por tráfico de drogas.
No início desta manhã, policiais federais e militares deram cumprimento a dois mandados de buscas, expedidos pela Justiça Federal, com apoio de cães farejadores. Na casa do alvo, foram encontrados invólucros de maconha, cocaína, selos de LSD, cogumelos, 298 comprimidos de ectasy além de rádio, balanças de precisão e petrechos para consumos de drogas.
No local também ficou constatado que uma mulher, que seria a esposa do alvo, teria participação no tráfico de drogas, sendo também conduzida presa para a PF. Como havia a presença de um menor de idade, filho do casal, o conselho tutelar foi acionado, encaminhando a criança aos cuidados da avó.
As investigações agora continuam na análise dos materiais apreendidos para a identificação de outros envolvidos.