O Departamento de Polícia Federal inaugura hoje, em Brasília, sua mais nova arma para combater a criminalidade no país, o Sistema Automatizado de Identificação por Impressões Digitais (Afis). O programa será interligado com o sistema de Informações Criminais (Sinic) dando origem ao Sistema de Identificação Nacional (SIN).
A solenidade, às 9h, no Instituto Nacional de Identificação, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
Considerado como o mais moderno sistema de identificação do mundo, o Afis usa um programa cujas vantagens são a rapidez, a precisão e a facilidade em identificar uma pessoa por meio da impressão digital. "Um simples fragmento de digital já é suficiente para o sistema fazer a identificação", explica o diretor Técnico-Científico da Polícia Federal, Geraldo Bertolo.
Com o novo software, as polícias Civil e Federal de todos os estados brasileiros estarão interligadas, podendo receber e enviar dados sobre criminosos com agilidade. O sistema será inaugurado com 800 mil impressões digitais de criminosos registradas.
O programa não será utilizado para identificação de estrangeiros em aeroportos. Segundo a assessoria da Polícia Federal, apenas uma parte do Afis foi utilizada no início do ano para dar agilidade na identificação de estrangeiros. Desta vez, a identificação será apenas criminal.
Apreensão
A polícia prendeu nesta segunda-feira em Foz do Iguaçu, no Paraná, Antônio Limar de Oliveira, acusado de ser o líder de uma quadrilha que fornecia drogas para traficantes do Rio de Janeiro e São Paulo.
Na casa dele, os policiais apreenderam 900 quilos de maconha, 620 bolinhas de haxixe e balanças usadas para pesar a droga. Além Oliveira, outras duas pessoas foram presas: Aldo Cazal e o paraguaio Albino Valiente.
Na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, a Polícia Federal apreendeu, no fim da tarde de domingo, 120 quilos de maconha, que estavam escondidos no teto falso de uma caminhonete, com placas do Paraguai. O motorista foi preso em flagrante.
Em outra apreensão, em Céu Azul, também no oeste do estado, a polícia encontrou 200 quilos de maconha escondidos num caminhão que viajava de Santa Teresinha de Itaipu para Curitiba. Duas pessoas foram presas.
Na rodoviária de Corbélia, também na região oeste, na noite de domingo, foram apreendidos 118 quilos de maconha num ônibus que faz a linha Foz do Iguaçu - Brasília. Um rapaz de 18 anos foi preso.